Definição de Projeto
![]() |
Crédito de imagem.: Criado por @DCStudio - freepik |
Ao olharmos a história do homem, verificamos que nossos ancestrais já utilizavam projetos para a captura de mamutes, para o domínio e a manutenção do fogo, bem como para outras atividades. Quando observamos as pirâmides do Egito, por exemplo, temos a certeza de que a construção delas exigiu a coordenação de um gestor, que estava embasado por um planejamento que previa a forma com que todos os recursos necessários (materiais, mão de obra, tempo etc.)
seriam utilizados até que as pirâmides estivessem concluídas, para que o faraó pudesse mostrar todo o seu poder por meio daquela estrutura colossal. Ou seja, a construção das pirâmides não seria possível sem que houvesse um projeto destinado a esse fim.
Mas como podemos definir o que é um projeto? De maneira bem simplificada, projeto é uma ação diferente de tudo o que já foi feito até aquele momento (ele é único), que tem recursos limitados para ser executado e um prazo para começar e terminar. Quer um exemplo? Quando você vai construir um cômodo novo na sua casa, essa situação é única, pois apesar de outros cômodos similares já terem sido construídos em muitas outras residências, eles não têm a mesma localização, o mesmo proprietário, as mesmas características, os mesmos construtores etc., certo?
MAIS ARTIGOS!
Além disso, você tem uma quantidade limitada de recursos (financeiros, de mão de obra, de materiais que serão utilizados etc.) para realizar essa construção, e esse novo espaço tem prazo certo para iniciar e terminar, pois ninguém vai ficar a vida inteira construindo um cômodo que não poderá ser usado (apesar de, muitas vezes, serem necessários ajustes no cronograma inicial, o cômodo será construído dentro de um prazo pré-determinado).
Na figura abaixo, apresentamos alguns conceitos de projetos que foram elaborados ao longo do tempo:
![]() |
Definição de projeto. Fonte: adaptada de Carvalho e Rabechini Jr. (2011). |
__
Só podemos falar em projeto se os esforços desempenhados e aplicados resultam em um produto ou serviço único, como por exemplo, a criação de um projeto social no seu bairro, atividades de melhorias de processos em seu trabalho ou até mesmo o planejamento de suas férias.
__
A partir dessas definições, podemos listar várias características que ajudam a definir um projeto, conforme a figura abaixo:
![]() |
Características de um projeto. Fonte: adaptada de Keeling (2012); Clements, Gido (2015). |
Bom, até agora falamos o que é projeto. Porém, também se faz necessário que você compreenda o que não pode ser considerado um, pois o projeto deve ser mantido separado das operações rotineiras, já que é planejado, financiado e administrado como uma atividade distinta das tarefas do dia a dia, para que possa ser monitorado e controlado a fim de atingir um resultado específico. Além disso, um projeto pode ser encerrado quando as suas metas foram alcançadas, ou por decisão da empresa quando ela achar que o projeto não é mais viável, ou até mesmo por necessidades alheias à empresa, que motivam o projeto a não existir mais.
As atividades rotineiras, por sua vez, não têm prazo para serem encerradas. Outro ponto que distingue um projeto de uma atividade corriqueira consiste em sua natureza e objetivos: a perspectiva de um projeto é rigidamente definida, limitada por tempo e por recursos, com objetivos específicos, enquanto as atividades rotineiras estão ligadas aos objetivos do retorno de um investimento e à sobrevivência em longo prazo da empresa (KEELING, 2012).
Podemos conceber tais diferenças de acordo com o quadro abaixo:
![]() |
Exemplos de projetos e de atividades rotineiras (contínuas). Fonte: Keeling (2012, p. 4). |
Fonte Original.: Faculdade Ampli EAD (Conteúdo somente para fins exclusivos para estudos e pesquisas e aprimoramento e reorganização para estudos online.)
Boa Leitura!
Matias Júnior
Assine e receba nossos conteúdos assim que são publicados.
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns