Introdução da aula, objetivos e conceitos gerais sobre gestão de projetos
![]() |
Crédito de imagem.: Criado por @DCStudio - freepik |
Qual é o foco da aula?
Nesta aula, você estudará sobre o que é um projeto.
Objetivos gerais de aprendizagem. Ao final desta aula, você será capaz de:
- definir o que é um projeto, seus conceitos e suas características;
- traçar a evolução histórica do conceito de projeto;
- esclarecer a estrutura de elaboração e da gestão de projetos.
Situação-problema
Vamos dar início a esta unidade curricular? Espero que possamos aprender juntos sobre vários assuntos que envolvem qualquer tipo de projeto.
MAIS ARTIGOS SEMELHANTES!
O anúncio das obras de expansão do metrô de São Paulo ocorreu em 2007, prevendo que a região metropolitana de São Paulo teria, até o ano da Copa do Mundo de 2014, mais de 400 km de linhas metroviárias de alta qualidade. Para atingir essa meta, o governo do estado pretendia reestruturar e ampliar diversas linhas já existentes, além de inaugurar linhas novas. Dentre a expansão, havia previsão de ampliação da Linha 4-Amarela, que representaria o menor trecho em expansão (cerca de 12,8 km), e que seria dividida em duas fases: a primeira consistia na inauguração das estações República, Luz, Faria Lima, Pinheiros e Butantã, enquanto a segunda envolvia a construção dos trechos Higienópolis/Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, conforme a figura abaixo:
![]() |
Mapa de extensão da linha amarela do Metrô-SP. Fonte: Notícias Uol, 2016. |
As duas primeiras fases de expansão da Linha 4-Amarela tinham previsão de entrega para 2014 e consumiriam cerca de R$ 5,6 bilhões de reais. Para conseguir recursos para essa obra, o Governo do estado de São Paulo conseguiu um financiamento junto ao Banco Mundial para a contratação das empreiteiras, que teriam de administrar os recursos e o andamento das construções. A expectativa era que essa expansão geraria cerca de 1.000 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos e, ao final das obras, a Linha 4-Amarela conseguiria atender uma demanda de 1 milhão de passageiros por dia.
Quando foi lançado o projeto de expansão do metrô de São Paulo para a Copa do Mundo, Carlos trabalhava para o Governo do estado de São Paulo, além de dar aulas em uma faculdade da capital paulistana. Ele estava acompanhando toda a movimentação que envolvia esse projeto e sempre reportava os acontecimentos para os seus estudantes. Certa noite, um dos estudantes fez uma pergunta que deixou Carlos em dúvida: se a expansão da Linha 4-Amarela era apenas uma parte do projeto geral da expansão das linhas do metrô, essas obras na Linha 4-Amarela também poderiam ser consideradas um projeto?
"Para auxiliá-lo nesse desafio, vamos estudar e conhecer um projeto, sua evolução, seus conceitos e suas características. Com isso, conheceremos a estrutura de elaboração e da gestão de projetos. Vamos dar o primeiro passo no entendimento desta unidade curricular?"
Fonte Original.: Faculdade Ampli EAD (Conteúdo somente para fins exclusivos para estudos e pesquisas e aprimoramento e reorganização para estudos online.)
Boa Leitura!
Matias Júnior
Assine e receba nossos conteúdos assim que são publicados.
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns