Introduções e objetivos de conceitos gerais sobre gestão de projetos.
![]() |
Crédito de imagem.: Criado por @DCStudio - freepik |
Objetivos da Unidade
Ao final desta Unidade, você será capaz de:
- definir o que é um projeto e como esse entendimento evoluiu ao longo do tempo;
- identificar as etapas que compõem um projeto, os erros mais frequentes que acontecem no gerenciamento de projetos; aplicar as melhores práticas que auxiliam os profissionais que atuam com projetos.
Ao acessar o material com o nome de Gestão de projetos você deve ter imaginado o que seria abordado nesta disciplina, não é mesmo? Atualmente, muitas atividades em diversas áreas de atuação são consideradas projetos. Podemos citar alguns exemplos de projetos. Quer ver? Planejar uma festa de casamento ou aniversário, construir uma estação espacial localizada a milhões de quilômetros de sua casa, construir grandes obras como pontes e edifícios, e criar um novo produto ou serviço.
Portanto, a gestão de projetos está diariamente na sua vida! Os projetos são essenciais tanto para as empresas como para a nossa vida pessoal. Em nossa unidade curricular, discutiremos sobre a gestão de projetos e sua aplicação no âmbito empresarial, fator que o diferenciará no mercado de trabalho.
MAIS ARTIGOS!
A partir deste momento, você conhecerá a estrutura de elaboração de um projeto e a forma de geri-lo. Especificamente, nesta primeira unidade, entenderemos o que é um projeto e como esse entendimento evoluiu ao longo do tempo. Também assimilaremos as etapas que compõem um projeto, os erros mais frequentes que acontecem no gerenciamento de projetos e as melhores práticas que auxiliam os profissionais que atuam com projetos. Para nos auxiliar a atingir esses objetivos, utilizaremos um caso ilustrativo que aconteceu na cidade de São Paulo.
É possível que você deva se lembrar da Copa do Mundo sediada no nosso país, em 2014, e das obras que ocorreram por todo o Brasil para esse evento, não é mesmo? Entre elas, existiram aquelas relacionadas à necessidade de expansão das linhas do metrô na cidade de São Paulo. O Metrô-SP é uma empresa que atua no Estado de São Paulo de forma comercial, oferecendo serviços de transporte metroviário desde 1974.
Devido ao fato de a abertura da Copa do Mundo de 2014 acontecer na capital paulista (bem como alguns jogos da mesma competição), foi pensada uma ampliação das linhas do metrô para melhorar a acessibilidade de turistas e moradores da cidade durante o evento. Ao final dessas obras de expansão, isso seria um dos legados que a Copa do Mundo deixaria para o município de São Paulo. Para a execução das obras, foram feitas licitações para a construção de novas estações e linhas de transporte, bem como para a melhoria da estrutura já existente. As empresas (consórcios) que ganharam essas licitações se comprometeram a finalizar as obras antes da abertura da competição.
Ao longo das primeiras quatro aulas desta unidade curricular, veremos situações que aconteceram durante essa expansão do transporte metroviário em São Paulo, que precisaram ser pensadas por pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, nesses acontecimentos.
Apesar da derrota do Brasil na final por 7 a 1 para a Alemanha, ainda podemos tirar outras boas lições de ações que aconteceram nessa Copa do Mundo realizada no Brasil! Preparado para esse desafio?
Fonte Original.: Faculdade Ampli EAD (Conteúdo somente para fins exclusivos para estudos e pesquisas e aprimoramento e reorganização para estudos online.)
Boa Leitura!
Matias Júnior
Assine e receba nossos conteúdos assim que são publicados.
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns