Ads Top


Maria Bethânia, a baiana filha de Iansã

                               

Maria Bethânia no desfile da Mangueira em 2016



A cantora Maria Bethânia completou 50 anos de palco e no dia 10 de Junho de 2015 foi homenageada 26º Prêmio da Música Popular Brasileira. Esse prêmio, sempre faz as escolha dos artistas homenageados,e escolhem grandes artistas, pois grandes nomes da nossa MPB, como Rita Lee, Zé Kéti, a “Divina” Elizeth Cardoso, a ‘’Rainha Dona Ivone Lara e nossa querida “Pimentinha Elis Regina , já foram tema dessa noite de música maravilhosa, a homenagem ocorreu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Bethânia começou sua carreira no ano de 1965 , substituindo a cantora Nara Leão no espetáculo musical ”Opinião. Bethânia é dona de uma voz forte, que mesmo completando meio século de carreira, continua com a mesma intensidade.

Na escolha do seu repertório, ela sempre escolheu os cantores certos,mas as canções da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos, quando cantadas por ela, são transformadas em verdadeiras poesias. Outro cantor que quando ela canta suas músicas, ficam verdadeiras belezas são as de Chico Buarque. A música ‘’Olhos nos Olhos” , ela consegue cantar com tanta poesia, que parece que ela sente a melodia do Chico.

Outro cantor essencial na sua carreira , é seu irmão Caetano Veloso.Tanto que foi ele quem escolheu o nome de sua irmã. Ela e seu irmão , já gravaram um disco juntos, que é um disco para quem é apaixonado por MPB, vale a pena escutar.

Outra grande característica dessa diva , e as pessoas com quem ela gosta de cantar, feras como Gal Costa, Gil, Carlos Lyra , Edu Lobo, Chico , Elis,Simone ,são alguns nomes que já fizeram dueto com a cantora.

Ela também adora uma poesia. Nos seus shows ela costuma recitar Vinicius de Moraes, Castro Alves e Fernando Pessoa. Nas suas canções , Bethania exalta a Bahia e o candomblé, pois quando ela canta pensando na sua terra e na sua religião, ela fica muito emocionada e com mais presença de palco.

Parafraseando seu irmão Caetano :“ Quem não rezou a novena de Dona Canô , não seguiu o canto de Maria Bethânia”.

Saravá, Bethânia.



CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Autor: Guilherme Ghirardelli
Jornalista, formado pela UNAERP
apaixonado pela cultura 
Celular (16) 99634-2409



Tecnologia do Blogger.