Ads Top

Pois sou um bom um cozinheiro



Vinicius de Moraes/ Foto: Reprodução Folha

Marcus  Vinicius da Cruz de Melo Moraes ou simplesmente Vinicius de Moares, foi um dos maiores poetas  líricos brasileiros, foi diplomata , músico , crítico de cinema. Além dessas profissões , o poetinha tinha outra paixão , a arte culinária.

No Livro Pois Sou um Bom Cozinheiro, da editora Companhia das Letras, lançando em 2013, chefs de cozinha como Alex Atala, Emmanuel Bassoleil , Erick Jacquin e entre outros chefs reproduzem receitas clássicas que o poetinnha gostava.
Biscoito de Araruta , chapéus de jóquei , ovos moles foram algumas iguarias que marcaram a infância do poeta , todas essas guloseimas eram feitas na cozinha dos avós de Vinicius , e algum dessas receitas foram inventadas  pelo próprio poeta junto com seus irmãos.

Quando ficava longe do país, a serviço do Itamaraty , principalmente na Europa e nos EUA , Vinicius sentia saudades de vários pratos do Brasil. Tutu com torresmo, quindim , galinha assada   era algum dos pratos que ele amava

Papos de anjos era sua sobremesa favorita, aliás esse poeta amava um bom doce, tanto que quando ia comer, sentava na mesa ao lado do açucareiro e não comia pasteis fritos sem antes passar açúcar neles. Por ironia do destino se tornou diabético, pois odiava fazer dieta.

No Natal da família Moraes, a mesa era farta e caprichada. Três receitas eram obrigatórias , o roast turquey , versão americana de peru com castanhas portuguesas acompanhado de um salpicão colorido e de sobremesa  bolo americano de chocolate.

O grande prazer do poeta também era se arriscar na cozinha. A família conta que ele era bem organizado e muito higiênico. A amiga Miúcha, irmã de Chico Buarque conta que ele inventava técnicas bem estranhas, como descascar cenoura com palha de aço.

O poetinha tinha prazer em cozinhar para amigos. O músico Carlinhos Lyra  conta que Vinicius era pratico e rápido na cozinha.

Vinicius transformava suas receitas em poesias , pois ele grande poeta que amava cozinhar, tinha prazer em fazer isso, pois uma boa comida é feita com amor, carinho e muita poesia.
Mas a grande receita que o poeta amava fazer era bem simples. Um bom whisky com bastante gelo.

   Sua benção, Meu Poeta Vinicius de Moraes.




Autor: Guilherme Ghirardelli
Jornalista, formado pela UNAERP
apaixonado pela cultura 
Celular (16) 99634-2409


CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share 

Mais artigo cultural!
Tecnologia do Blogger.