Banner Topo

Viva o Grande Maestro Tom Jobim




Em 2018 é comemorado os 91 anos de umas figuras mais geniais que o Brasil já teve, seu nome Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente Tom Jobim.


 Tom nasceu na Barra da Tijuca , no dia 25 de janeiro de 1927, marcado por uma grande coincidência musical. O médico José Rodrigues da Graça Melo, foi o mesmo médico que fez o parto do sambista Noel Rosa.



 Tom chegou a cursar o primeiro ano de arquitetura, chegou a trabalhar num escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista. Segundo o jornalista Wagner Homem, escritor do livro Histórias das Canções - Tom Jobim ( 2012), Tom trabalhou com pianista da noite em boates e bares do Rio, entre eles Drink, Bambu Bar, Arpége, Sacha’s, Night and Day entre outros bares. Tom não gostava do trabalho, pois sempre tocava para bêbados e pessoas que não davam atenção para sua música, mas a vantagem desse emprego foi fazer novas amizades musicais. 




No ano de 1956, Tom conhece uma grande figura que iria mudar sua vida musical. Essa pessoa era o poeta Vinicius De Moraes, que nessa época estava montando uma peça de teatro, Orfeu da Conceição. Num primeiro momento as primeiras canções não agradou nenhum dos parceiros, mas após algum copo de uísque e logo as canções foram ganhando forma. Tom tinha apenas 29 anos quando fez parceria com o poeta. 




 No governo JK, um novo musical nasceu, era a Bossa Nova, canções que falavam sobre o amor, sorriso e a flor. Tom e Vinicius tiveram grande importância pois foi com a canção “Chega de Saudade”, interpretada pelo cantor João Gilberto que o movimento musical ficou conhecido. Mas a canção mais imortal e mais tocada , até hoje, chama-se Garota de Ipanema, que já foi gravada por grandes nomes como Frank Sinatra, Sarah Vaughan, Ella Fritzgerald, Stan Getz entre outros. 




Tom teve grandes parceiros como Edu Lobo, Chico Buarque, Dorival Caymmi e com todos esses parceiros fez grandes canções que marcaram toda uma geração. Termino esse texto citando a canção “Para todos”: Meu maestro soberano foi Antônio Brasileiro. 




"Viva o Grande Maestro Tom Jobim!" 







Autor.:

 

Guilherme Ghirardelli



Jornalista, formado pela UNAERP
Apaixonado pela cultura nacional 




CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share


Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.