Ads Top

O Poderoso Chefão




Por que o Poderoso Chefão é considerado um clássico do cinema?

Em 1972 estreava nos cinemas,  um dos  filmes mais marcantes na historia do cinema mundial , O Poderoso Chefão ( The Godfather) , do diretor americano Francis Ford Coppola.  O filme é uma adaptação da obra do escritor ítalo-americano , Mario Puzo.

O poderoso chefão foi um dos primeiros a mostrar como é uma família de mafiosos. Conta a história da família  Corleone  e como essa família aspirar conquistar o sonho americano e lutam para firmar seu lugar no mundo.

Segundo  Kin Newman, no livro Tudo Sobre Cinema , The Godfather foi um sucesso de público  e crítica , pois deixou um legado e introduziu na cultura popular com frases  de efeito com “Faça uma oferta que ela não possa recusar”.  Outro motivo  do filme te ser tornado imortal , foi a trilha sonora muito elegante de Nino  Rota e a fotografia âmbar de Gordon Willis.
A escolha do elenco também ajudou o filme se tornar imortal, Marlon Brando  soube interpretar com uma elegância hollywoodiana , o patriarca da família Corleone , Don Vito Corleone , tendo ganhado o Oscar por sua atuação. Al Pacino interpretou Michael Corleone , filho de Don Vito, sua noiva foi interpretada por Diane Keaton . Detalhe: Al Pacino, ainda não era tão conhecido , mas foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

O filme também tem cenas marcantes , como a morte de  Don Vito, começa a se desligar do mundo do crime . Numa das cenas, ele está brincando com seu neto no jardim , ele coloca uma casca de laranja nos dentes e persegue o menino pela plantação de tomates, antes de sucumbir um ataque cardíaco. Outra cena marcante no filme , é  a cena que o produtor Jack Woltz ( Jonhn Marley) recusa o pedido de Tom Hagen ( Robert Duvall) para colocar Jonhy Fontane ( Al Martino) no elenco de seu próximo filme. O produtor apaixonado por cavalos , acorda com a cabeça de um cavalo em sua cama, em seguida  Fontane é escalado para o filme.

Em 1974 foi lançado  O Poderoso Chefão II, sequência de muito sucesso, tendo o foco em Michael Corleone ( Al Pacino) novo chefão e o terceiro filme lançado em 1990, conclui a historia dos Corleones.

Boa Leitura!

Autor: Guilherme Ghirardelli
Jornalista, formado pela UNAERP
apaixonado pela cultura 
Celular (16) 99634-2409


CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Tecnologia do Blogger.