Banner Topo

A Guerrra dos mascotes

 

A Guerra dos Mascates foi um conflito que ocorreu na região nordeste do Brasil.



"A Guerra dos Mascates foi um conflito que ocorreu na região nordeste do Brasil durante o século XVIII, entre os anos de 1710 e 1711. Essa guerra teve como principais protagonistas os comerciantes (mascates) de Pernambuco e os grandes proprietários rurais de Olinda."






Naquela época, Pernambuco era uma das principais regiões produtoras de açúcar do Brasil, e Olinda era a cidade mais importante da região. No entanto, os comerciantes de Olinda, conhecidos como "mascates", enfrentavam dificuldades em suas atividades comerciais, devido ao monopólio e ao controle exercido pelos grandes proprietários de terras. Os mascates eram geralmente imigrantes portugueses ou filhos de portugueses que haviam se estabelecido na região.




Os mascates, então, passaram a reivindicar maior liberdade para exercer suas atividades comerciais e a buscar apoio entre os habitantes mais pobres de Olinda. Eles encontraram apoio principalmente entre os pequenos proprietários e comerciantes de Recife, que era uma cidade em crescimento e rival de Olinda.



Os motivos para a Guerra dos Mascates foram:


  • A crise da cana-de-açúcar e a expulsão dos holandeses;

  • A rivalidade entre Olinda (senhores de engenho) e Recife (comerciantes portugueses);

  • Os altos impostos cobrados, que revoltaram os recifenses e fizeram com que eles buscassem autonomia política.

  • Os olindenses sentiram-se ameaçados, pois, tempos antes, tinham tomado empréstimos que, então, poderiam ser cobrados.



A rivalidade entre Olinda e Recife, agravada pelos problemas econômicos e sociais, levou ao conflito conhecido como Guerra dos Mascates. Os mascates, com o apoio da população de Recife, organizaram-se militarmente e conseguiram derrotar as forças de Olinda em uma série de confrontos.




Somente em 1711 a guerra teve fim, com a vinda de um governante, chamado Félix José de Mendonça, nomeado pela Coroa portuguesa, para apaziguar os conflitos, apoiando os comerciantes compatriotas e encarcerando senhores de engenho de Olinda.



Após a Guerra dos Mascates, acontecida em 1710, Recife ficou sendo a sede administrativa da Capitania de Pernambuco.





A Guerra dos Mascates, apesar de ter sido um conflito localizado e de curta duração, refletiu as tensões sociais e econômicas da época. Ela evidenciou as disputas entre as elites agrárias e os comerciantes emergentes, além das rivalidades entre as cidades de Olinda e Recife.




Esse conflito também teve influência na consolidação do sistema colonial na região, reforçando o poder das elites agrárias e a subordinação dos comerciantes ao seu controle. Além disso, a guerra teve impacto na organização política da Capitania de Pernambuco, com a transferência da capital para Recife em detrimento de Olinda.




Atualmente, a Guerra dos Mascates é lembrada como um evento importante na história do Brasil colonial, sendo estudada tanto do ponto de vista histórico quanto sociocultural.

 

A principal consequência


A principal consequência da Guerra dos Mascates, além da prisão de vários olindenses e da destruição da cidade e engenhos, foi a autonomia de Recife, que em 1712, tornou-se a capital da capitania de Recife.

 

Os olindenses, derrotados, utilizavam a ´´desculpa`` de que isso havia acontecido porque os portugueses tinham apoio da Coroa portuguesa.


Boa Leitura! 






Autor.:
 

João Vitor Fernandes


Estudante carioca, que tem como especialidade história e geopolítica, é um analista político e econômico, que já está no mundo da política. João já completou vários cursos na área de geopolítica e história, além de já ter concluído o curso de ciências políticas. 

Já escreveu diversos arquivos para grandes sites e participou de diversos debates. 
Já palestrou sobre reforma protestante contrarreforma. Além de ser especialista no assunto segunda guerra mundial, aonde tem um grande artigo e já deu uma palestra sobre. Também escreveu diversos artigos sobre a guerra da Ucrânia, fazendo uma pesquisa desde do início da guerra da Ucrânia cobrindo os primeiros dias e trazendo os contexto histórico.



         


Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.