Estilos de liderança : A importância do líder formador
![]() |
Volante Zé Rafael do Palmeiras |
Eu sou palmeirense, o que diz muita coisa sobre esta pequena reflexão ao mesmo tempo corporativa e futebolística.
Entretanto, se você torce para outro time, não se preocupe, pois não tenho a intenção de falar sobre rivalidades esportivas ou de enfatizar minha paixão alviverde. Não!
Nesse primeiro artigo de uma série de reflexões sobre estilos de liderança, que enfatizar a importância do líder formador (evitei usar o termo "líder treinador", usado por Daniel Goleman, para não gerar confusão com o fato de todos os técnicos de futebol serem treinadores).
O líder formador é um estilo de liderança que foca, como o nome já diz, no desenvolvimento dos liderados. Um líder formador é aquele que prefere pegar uma equipe com pontos de oportunidade, modelando-a conforme suas convicções e as necessidades da equipe.
![]() |
Abel Ferreira (técnico do Palmeiras) |
Zé Rafael foi contratado pela Sociedade Esportiva Palmeiras em novembro de 2018. Antes da chegada do técnico português, em 2020, ele era tido como uma contratação que não estava dando certo, não tendo sequer uma vaga absoluta na equipe titular.
Com a chegada de Abel, a coisa começou a mudar de figura. O desempenho do meio-campista começou a subir vertiginosamente, e hoje ele é dono de uma vaga na meia cancha, dificilmente sendo barrado por um reserva.
Além de ser um dos melhores desarmadores do campeonato nacional (eis uma função primordial dos volantes e principal motivo para ser chamado de Robocop por Abel), Zé Rafael tem de mostrado um exímio cobrador de faltas.
Aqui podemos notar claramente como o estilo "líder formador" de Abel Ferreira vem funcionando.
Eu poderia citar outros membros do elenco palestrino, mas você diria que estou puxando sardinha para o meu time do coração.
Boa Leitura!

Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns