Banner Topo

Não seja morno

 

Crédito de imagem: br.freepik


“A bíblia sagrada diz o seguinte em apocalipse 3 vs 15, 16 conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem me dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”



Vamos tratar aqui da mediocridade, da zona de conforto. Se você é uma pessoa que vive reclamando da vida, reclama dos seus resultados e nada faz de esforço para mudar isso, você é morno, logo nem Deus quer ao lado alguém fraco, morno. Pois o frio Deus poderá esquentar com o tempo, já o quente é aquele que não vê dificuldades, ao contrário, é constante nas atividades da vida. Enquanto que o morno é o vivo morto, não serve nem para nada, pois é sem brio, sem vigor. Só um aluno medíocre não supera seu mestre.



A vida é muito curta para que se perca tempo numa existência medíocre.  Exemplo: Uma cozinheira de uma escola é tão importante quanto o ministro da educação que visita aquela escola, pois ambos fazem educação, ela educa com os nutrientes e com a forma de servir aos alunos a alimentação. Ele educa ao criar novas perspectivas para o conforto dos alunos daquele colégio. A única coisa que diferencia o ministro da educação de uma merendeira é um papel .





O que a merendeira deve compreender, no caso é que, ela é tão importante quanto qualquer um se ela não for medíocre. O que seria ser medíocre no trabalho?



Imagina um cirurgião em plena atividade de uma operação falasse:  “chega, deu o meu horário e só recebo para trabalhar tantas horas e já deu meu horário.“  Imgane, ele deixaria o paciente aberto e iria embora. Isso é ser medíocre no que se faz. Outra situação:  O bombeiro apagando o fogo em uma comunidade onde o fogo consome diversas casas, e o bombeiro ao olhar o relógio dissesse: “ Já deu meu horário, que se dane tudo, só recebo por tantas horas trabalhadas e já deu. “  Isso é ser medíocre.  Claro que isso não vai acontecer com esses tipos de profissionais, no entanto, a vida já é muito curta para que possamos apiquena-lá ainda mais de alguma forma. A mediocridade é o “Ser morno".



A vida de uma criatura morna, é triste e vazia. Uma vida fraca, sem brio, um vazio existencial imenso onde só se vê e se fala coisas negativas, desde fofocas até duvidar da própria capacidade de potência que poderia transformar sua própria vida.  Eu, Nilo Deyson, como Filósofo, não ando com ninguém negativo ao meu lado, eu procuro ao contrário, se eu ver uma pessoa medíocre, procuro tentar acender a chama da potência de ação transformadora nela. Quando digo pessoas medíocres, quero dizer pessoas de grande potencial mas que se entregaram ao acaso, estão desmotivados e vazios por dentro, por causa de diversas instituições e problemas, abandonaram seus sonhos e entusiasmos. Os grandes espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres. Eu digo sempre aos que me procuram, digo sempre a seguinte frase:  " Não se torne refém das pessoas com pobreza de ideias e sonhos medíocres, a modéstia aumenta o mérito e desculpa a mediocridade".






As empresas, sim, nenhuma delas gostariam de ter pessoas mornas em seu quadro de colaboradores, porém, infelizmente é a maioria. Muitos não são pro-ativos, não são ambiciosos e não querem mudar de vida, ao contrário, por não quererem se esforçar, vivem mornos. Atenção!!! Hoje, após ler esse artigo, você já imaginou mudar seu comportamento através de atitudes que podem transformar sua vida?  Pois bem, é possível, basta eliminar seus traumas



Quando se quer servir de mediador entre dois pensadores decididos mostra-se a sua própria mediocridade: é que se não possui vista suficientemente boa para distinguir o que é único; fazer igual, é a consequência da miopia.



O morno será vomitado por Deus. Ser morno é a pior condição de fazer com que alguém tome uma atitude em direção ao afastamento da zona de conforto, isto é, em direção ao novo, ao espanto, ao que pode ser uma vida com leveza e realizações. Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda.



O morno já não faz o melhor por ser preguiçoso.  Veja, a preguiça e o comodismo criam a paralisia que nos mantém no limbo da mediocridade. Quantas empresas existem a mediocridade que anda em bando? O problema disso se reflete no resultado final do mês para o faturamento e produtividade da empresa. Veja, ser morno é ser fraco no trabalho e reclamar do salário que ganha, e não faz nada que possa mudar isso, ou seja, sabe reclamar do patrão, da empresa, mas não vai fazer um curso, se qualificar para alcançar outros cargos maiores ou até mesmo para mudar de profissão. Ter medo da mudança é estagnar-se no vazio existencial, é ser morno, de mente pequena, enfim, mediocridade pura.








Ser gênio é apenas a capacidade de fazer esforços contínuos desconhecido.


Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda. Veja, a inteligência, ao contrário do dinheiro ou da saúde, tem esta peculiaridade: quanto mais você a perder, menos dá pela falta dela.  


Reflita sua vida e a partir daqui seja quente, seja incrível, seja o melhor naquilo que se propor fazer na vida como propósito, pois a vida em potência é tendo um horizonte, um propósito...movimento.

 

Boa Leitura!!


Autor.:

 

Nilo Deyson Monteiro


FILÓSOFO, ESCRITOR & POETA - Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 🖋🌿📚⚖ - pesquisador e colunista.
Segue as mídias Sociais



Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.