Efeitos da corrupção
![]() |
Crédito de imagem: br.freepik |
Ainda que a sociedade seja uma sociedade que esquece facilmente, tudo depende do que é passado pelas gerações. Infelizmente há pessoas que não sabem o que Fernando Collor fez e ainda votariam nele.
A corrupção é o grande mal que assola o Brasil atualmente, há anos aliás. É possível ouvir nas mídias (rádio e televisão) todos os dias algo relacionado à corrupção. Tornou-se um programa matinal indo ao trabalho, um assunto debatido com charges e posts difamativos nas redes sociais vistos no tempo livre e o programa de “lazer”, por exemplo, quando se tenta descansar assistindo Jornal Nacional.
Todos os dias despejam um monte de informações nas nossas casas e lares com mais um esquema fraudulento de desvio de fortunas para contas de dezenas de criminosos. Empresas e mais empresas (nacionais e internacionais) envolvidas na operação policial do momento. Todos os dias as pessoas vivem as mazelas da sociedade forçadamente e quase tem se tornando algo tão natural que os brasileiros têm se acostumado e se tornado indiferente com a corrupção.
O Brasil está prestes – se já não estiver – se tornando estereótipo mundial da corrupção, onde a referência de Carnaval, futebol e Copacabana deram vez a pobreza, miséria e corrupção, até porque se pararmos para analisar, Carnaval se tornou mais do que farra, mas um arsenal de irresponsabilidades e desrespeito; Brasil tem deixado de ser o favorito no futebol (visto as Copas do Mundo); e Copacabana se tornou cenário de guerra, onde traficantes e policiais trocam tiros do nascer ao pôr do sol.
Então, corrupção tem se tornado a grande razão dos problemas que perduram no país. A corrupção é acompanhada da desonestidade, pois alguém que traz em seu ser o caráter e a honestidade dificilmente se corrompe. Mas, atualmente o Poder Executivo tem sido atingido pela corrupção; o Poder Legislativo tem sido mais que atingido, mas a corrupção tem enraizado nele; e o Poder Judiciário infelizmente tem casos de quem deveria julgar está sendo julgado pela corrupção praticada.
Corrupção é como uma porta, que sempre está lá, ninguém obriga adentrá-la, mas sempre está lá. Não é algo que não se sabe, ou que uma pessoa entre em um esquema corrupto sem ter conhecimento, pois assim como aquela porta que todos sabem que é a porta da corrupção, um esquema corrupto é notório.
Ter um senso crítico é fundamental para quem vive o Direito e até mesmo para qualquer cidadão. A corrupção de modo geral, ocorre com o dinheiro que o coletor de lixo, a diarista, o advogado, o médico ou o empresário pagam através dos tributos. Com exceções da proporcionalidade, razoabilidade, isenções e imunidades, a grande maioria paga tributos e com o dinheiro suado do povo que esta atitude criminosa é praticada.
O Sistema Tributário Brasileiro favorece a prática da corrupção, mas não que seja um atrativo, mas todo aquele que tem o intuito de se corromper busca assim praticar onde há maior fluxo financeiro e isso ocorre em qualquer âmbito. A corrupção ocorre em geral dentro de casa, não é corrupto apenas a pessoa, por exemplo, que se elege e tem a intenção de desviar dinheiro para favorecimento pessoal, mas o cidadão que vende seu voto por qualquer cesta básica ou dinheiro. Não adianta as pessoas que votam assim, que vendem o seu voto reclamar da gestão pública municipal, estadual ou nacional.
Se o partido “x” desviou milhões ou se partido “y” desviou menos milhões que o outro, não é o fato de quem desviou mais ou menos, mas quem não desviou. Assim como não existe uma mentira pequena que possa ser desconsiderada, a corrupção não importa se é pequena para não configurar.
Em última menção é preciso reconhecer que há muito a ser modificado na defesa dos interesses do cidadão, principalmente naquilo, que diz respeito ao desvio de verbas e aplicação destas aos interesses particulares e de particulares, é necessário antes de tudo educação social e incessante fiscalização, para que as contribuições não sejam obrigações vazias de fundamentos.
Ou seja, é preciso entender que a tributação é algo importante para a sociedade de modo geral, pois é o dinheiro e recursos obtidos da sociedade que se paga aquilo que a sociedade utiliza, mas o mal está nas pessoas, pois se não houvesse a corrupção e desvios de recursos, nada aconteceria e o ciclo fluiria naturalmente, mas a ganância, a ambição, o poder e o dinheiro falam às vezes mais alto, e as pessoas se deixam influenciar por mero status e condições financeira regadas a milhares de reais para “bancar” os luxos, enquanto a sociedade sofre com a miséria, pobreza e marginalização.
A solução sempre será a denúncia.
E sempre que houver dúvidas procure e consulte um advogado.
Boa Leitura!!
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns