Banner Topo

Currículo! Quem vai vir dentro?

Crédito de imagem: br.freepik | Entrevista


O ser humano que vai vir dentro do currículo é quem falará por si se sua contratação será um sucesso ou um engano.


Curriculum, quem é a pessoa humana quem vem junto dele? Como saber se o currículo valerá pela contratação ou não? Vamos aqui desenvolver o tema e falar sobre o ser humano que se coloca como profissional dentro de um currículum.



Não é de hoje que as empresas estão cada vez e com maior frequência tratando o tema dos currículos com maior cuidado. Infelizmente o desemprego é uma realidade em diversas cidades espalhadas pelo Brasil. Currículos estão se transformando em rascunhos, e apenas estão sendo contratados pessoas por indicação de alguma pessoa dentro da empresa ou algum conhecido com influência para indicação. Os currículos estão perdendo valor, pois muitas empresas e firmas estão contratando por indicação; claro, não é algo generalizado.


Para o RH das empresas, as entrevistas são sempre um momento especial, afinal, estão lidando com o futuro da empresa, com resultados futuros a partir da contratação feita pós entrevista. Cautela, Essa é a palavra correta antes de se contratar alguém.


Muito cuidado ao analisar o perfil, não só as experiências profissionais e especialidades, acima de tudo precisa -se observar o comportamento diante das pressões do dia a dia. Óbvio que muitos fazem testes para observar competência, talentos e postura, bem como tipos de temperamento. São postos à prova para verificar se vale ou não a contratação. Muitos profissionais fazem currículos cheios de informações, contudo, a ação mostrará o seu poder de persuasão.


Crédito de imagem: br.freepik | Curriculum vitae - (CV)



O currículo vai ser visto em primeira instância como um primeiro contato entretanto, o ser humano que vem dentro desse currículo é que de verdade importa ou pelo menos deveria importar. Os empresários, os líderes, gerentes, supervisores e encarregados, querem contratar pessoas que resolvam os problemas do setor onde existe tal vaga.


Existe um outro tipo de cuidado que precisa ser observado; a contratação de parentes de funcionários. Como sabemos, uma empresa não é uma prefeitura, logo precisa ser ocupada por profissionais de verdade, isto é, profissionais da área. Diferentemente de uma prefeitura que dá vaga aos R.P.A,s as vagas são principalmente para militância de vereadores que ganharam as eleições, logo a Cidade entra em colapso por faltar profissionais qualificados para a função.




Crédito de imagem.: Pixabay | Analisando perfil




Portanto, dentro do currículo vai vir sempre o ser humano, assim sendo, todo cuidado é importante para evitar contratações desnecessárias e que tragam desgastes e pouco resultado. Todo profissional que se preze faz valer seu currículo pelo bom nome que carrega. Por conta disso, é indispensável pesquisar redes sociais do candidato a vaga, observar perfil e tipos de publicações, pois ali estará um pouco do que há dentro do candidato a vaga. Não menos importante, precisará ser analisado a experiência profissional, fazendo contato com os locais onde o mesmo já trabalhou outrora, com o propósito de realizar um tipo de sindicância, investigação sobre histórico profissional, comportamental e os motivos pelos quais o indivíduo se desligou daquela empresa, assim o gestor terá noção e clarificação sobre se o que o candidato salientou em entrevista é real ou não.



Para finalizar, as empresas precisam ouvir os candidatos, mesmo aquele pelo qual não se dá nada por ele, pois talvez esteja ali naquele candidato insignificante, a pedra preciosa à ser lapidada e que poderá ser um diferencial dentro da empresa e dos resultados futuros, nesse caso é preciso ter uma sensibilidade e um olhar clínico, para se “sentir O espírito “ do sujeito e dá-lhe uma oportunidade. Curriculum pode dizer muita coisa, entretanto, um teste de 15 dias poderá mostrar um raio-X de quem se trata o indivíduo que habita no currículo.


 O profissional não está pronto por inteiro, ele precisa desenvolver, ele se torna à medida em que a experimentação o dá luz à ação, portanto, não dispensa antes de testar o ser humano em toda sua potência, para depois fazer dele um excelente profissional dentro da empresa. 


Boa Leitura!!



Autor.:
 

Nilo Deyson Monteiro


FILÓSOFO, ESCRITOR & POETA - Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 🖋🌿📚⚖ - pesquisador e colunista.
Segue as mídias Sociais



Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.