Ração para bovino
Como montar fábrica de ração para bovino?
Para o criador de gado, fazer sua própria ração e suplementos na propriedade, é uma decisão que traz vantagem. Portanto, recomendamos o curso Montar fabrica de ração para bovinos
Ração para bovino e suplementos na própria fazenda, na maioria das vezes, é de suma importância para o pecuarista, mesmo para o iniciante. Uma vez que, as despesas com a alimentação dos animais comumente é alta. Mas é necessário que se observe quanto a relevância da suplementação bem feita, manejamento apropriado para a saúde do rebanho. E também na conservação dos lucros do empreendimento. Nesse caso, se recomenda fazer um bom curso, como Montar fabrica de ração para bovinos.
O conteúdo do curso versa sobre receitas e formulação de dietas, o valor dos concentrados, categoria de suplementos que devem ser preparados. Explica também, sobre controle e medidas de ingredientes, principal instalação, apetrechos utilizados na fabricação de ração, administração da produção e muito mais.
Fabricando ração para bovino na fazenda
A parte alimentar do gado, gera custos de aproximadamente 40% de produção de leite. Uma nutrição satisfatória para o rebanho de leite, quer dizer, fornecer porções eficazes de proteína, minerais e vitaminas suficiente para sustentar a mantença e produção. Os itens nutricionais são providos essencialmente pelo volumoso (silagem, cana de açúcar, pasto, capineira), isso até certo ponto de produção. Todavia, normalmente os volumosos que temos no país, conforme a categoria de forrageira e o modo de manejar, possuem nutrientes para uma produção de 10 kg de leite/dia. No entanto, se a produção for maior, é preciso um fornecimento de nutrientes por meio da suplementação. Que é um composto de concentrados, o que chamamos de ração.
O gasto com a produção de leite, quase a metade dos custos, por volta de 40%, é com a alimentação. Desse gasto com a alimentação, a metade é por causa da ração. Desse modo, se quisermos baixar os custos de produção, é preciso elaborar uma ração o mais eficaz possível. Pois só assim podemos utiliza-la menos. Para tanto, precisamos dar dois passos importantes: o primeiro e mais relevante, é aperfeiçoar o volumoso. Visto que, tendo um volumoso melhor, a porção de ração suplementar pode ser diminuída. E o segundo passo é reduzir o custo da ração, e isso se faz, elaborando a ração na própria fazenda.
Procedimentos para preparar a ração para bovino
De acordo com o tipo de forrageira e do seu manejo, os volumosos possuem taxa de nutrientes suficientes para produzir até 10 kg de leite/dia.
Fazer ou não a ração na própria fazenda depende de cumprir determinados requisitos:


Possuir o mínimo de infra-estrutura para homogenização da mistura.
Para a elaboração da ração, é preciso desenvolver adequadamente o manejo alimentar do gado e também saber:
- - Suprimento nutricional dos animais;
- - Constituição química dos ingredientes usados na preparação da ração.
Com referência à infra-estrutura destinada a homogenização da mistura, o certo é dispor de misturador próprio para esse fim; para a compra de um depende da porção de ração a ser fabricada.
Enfim, fazer a ração para bovino na própria fazenda é possível, tudo depende das características de cada propriedade.
Como devo confeccionar a ração para bovino com um custo menor?
Na criação de bovinos, a parte alimentar dos animais é onde o produtor mais investe, pois esse setor se incumbe dos ganhos gerados pela atividade. Posto que, se houver algo errado no manejo de alimentação, o rebanho pode ter perdas na produção e na categoria do produto.
Confeccionar a ração na propriedade é um passo muito importante para diminuir as despesas do pecuarista. De uma simples fábrica, é possível sair suplementos proteicos, energéticos e rações em farelo para diversas classes animais, com composições variadas, usando ingredientes diversos. Que podem ser em grãos, moídos ou na forma de farelos.
Para deixar o alimento mais barato, pode se utilizar a ureia pecuária, numa média de 2%, o que mantém as taxas de proteína bruta. Assim como, diminui a colocação do farelo de soja, alimento proteico que mais se usa para se produzir concentrados comerciais.
Ração para vacas em lactação - Período chuvoso - Suplementação concentrada
A alimentação de vacas lactante, precisa ser diferenciada, podendo variar conforme diversos fatores, como a produção de leite, o peso e a fase de parição.
Com o gado de leite onde se faz o pastejo intensivo no tempo de chuvas, as pastagens conseguem alcançar níveis suficientes de nutrientes. O que viabiliza atingir uma excelente produção de leite por animal, sem precisar do fornecimento de alimentos concentrados.
Contudo, fornecer suplementação concentrada se faz necessário quando o manejo do pasto vai ficando menos intensivo, devido a diminuição do valor nutricional da forragem. Em tempos de seca, quando o pasto tem menor desenvolvimento, os suplementos volumosos também se faz necessário. Ainda, nessa fase, o concentrado fornecido ao gado precisa ter mais de 20% de proteína bruta, porque em grande parte dos suplementos volumosos não chegam a 8% de taxa de proteína.
Para preparar rações para bovinos, tem que se levar em conta a carência nutricional do gado, categoria e qualidade do alimento, o que se tem disponível em ingredientes e as despesas com os produtos. Também é indispensável que se tenha a ajuda de um profissional experiente, o qual passará os detalhes corretos para se formular a ração.
Saiba mais sobre como fabricar racão para bovinos!
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns