Aprenda cultivar em casa com sistema hidropônico

Crédito de imagem .: Freepik @jcomp

Não é difícil aprender sobre o sistema de hidroponia, pois existem cursos livres ead de sistema hidroponia, cursos tanto para profissional quanto para pessoas que tenham interesse em introduzir-se nesse campo. Cursos que explicam em seus conteúdos, tudo sobre os procedimentos hidropônicos, como: espécies de estufa e instalação; NFT (fluxo laminar de nutrientres); plantio em argila expandida ou em cascalho; benefícios e também algumas desvantagens em cultivo de água; sistemas hidropônicos.
Se você almeja implantar! Então, aprenda cultivar em casa com sistema hidropônico em sua casa, para usufruir de seus benefícios com a sua família ou mesmo estabelecer um pequeno empreendimento, visando desfrutar desse mercado exigente em alimentação saudável, não se demore, saiba mais, atente para as informações ao longo do texto.
Horta hidropônica e convencional - O que cultivar, nutrientes, produtividade e colheita
Saiba qual a principal diferença entre uma horta hidropônica e uma horta convencional. Na horta convencional o cultivo é efetuado de modo direto na terra, enquanto na horta hidropônica o plantio se faz num sistema suspenso em um espaço protegido.
Que tipos de vegetais cultivar na hidroponia?
Um dos vegetais que mais se cultiva na hidroponia é o alface, porém se cultiva muitos outros produtos hidropônicos. São inúmeras plantas de pequeno porte, com as quais se pode aplicar a técnica da hidroponia, todavia, o que é mais comum em nosso país é a hortaliça folhada, seguida de outros tipos como abobrinha, melão, pepino, tomate, pimentão, morango e muito também plantas ornamentais, como gladíolos, crisântemos e rosas. Se usa produzir também milho, cevada e sorgo na produção de forrageiras para nutrição animal.
O controle de nutrientes
Com essa espécie de cultivo se utiliza a solução nutritiva que é fácil de controlar, monitorar. Isto é, fica muito mais simples para controlar o que as plantas consomem, sendo assim, mais rápido para constatar e também retificar excedentes e carências. Desse modo, esse domínio impede que ocorra qualquer transtorno fisiológicos.
Esse domínio sobre a nutrição é uma grande vantagem da hidroponia, mais existe outros benefícios que veremos na sequência.
A produtividade do sistema hidropônico
A hidroponia, como já mencionamos, proporciona controlar quase 100% dos nutrientes recebidos pelas plantas. Logo, torna-se fácil projetar a nutrição mineral para os vegetais, e assim, conseguir vantagens na produção.
Referente à colheita, pode-se dizer que as plantas têm o desenvolvimento gastando menos energia e água, com uma maior absorvência de nutrientes, o que propicia a vantagem dos ciclos ocorrerem em tempos reduzidos. Ou seja, se consegui produtos melhores em menos tempo.
Hidroponia - Menor consumo de água, fertilizantes, controle fitossanitário, tratos culturais, mão de obra
Nas diversas espécies de empreendimentos, quanto mais se economiza, mas se lucra. Esse é um benefício assegurado pelo trabalho do abastecimento de nutrientes e água, o que impossibilita prejuízos.
O fato de não se utilizar o solo contribui muito nessa condição. Outra coisa que coopera muito para a economia de água é o plantio em ambiente amparado, protegido, uma vez que a evaporação é bem reduzida.
Outra condição de suma importância é a possibilidade de controlar pragas, doenças e plantas daminhas (controle fitossanitário). Esse controle se alcança facilmente pelo fato do ambiente ser protegido (normalmente com tela anti-inseto) e, justamente pela ausência de solo, o que contribui para não haver contato com bactérias, fungos e nematóides motivadores de doenças e pragas.
E ainda com respeito a economia, citamos que existe o mínimo de despesa com defensivos agrícolas, o que contribui com o cuidado necessário para o meio ambiente e a saúde do trabalhador.
Tratos culturais
Não havendo solo, o trabalho com tratos culturais é muito menor, uma vez que não precisa nenhum procedimento nesse sentido como coveamento, capina, aração, gradagem, sulcamento e aplicação de pesticidas.
Mão de Obra
As pessoas que já trabalham com hidroponia a um certo tempo, afirmam que a modalidade não exige muita mão de obra, pois um único trabalhador consegui dar conta de mais de 5 mil plantas. Isso devido ao manuseio brando, uma vez as bancadas confeccionadas, são planejadas para a altura do trabalhador.
Logo, para que haja economia, se recomenda o estabelecimento do negócio em família: todos de casa podem colaborar, idosos, crianças, jovens, o que traz vantagem econômica.
A hidroponia - Expansão, luminosidade, temperatura, condutividade elétrica da água, solução nutritiva
O sistema hidropônico se expande muito também, devido aos bons resultados de pesquisas em técnicas mais competentes de produção, construção de ferramentas adequadas e nas descobertas com pesquisa da nutrição dos vegetais, com geração de recursos, fórmulas típicas para inúmeras culturas. Perante o exposto, uma infinidade de vegetais podem ser cultivados em sistema hidropônico, como hortaliças, frutos, flores, cereais, plantas medicinais e condimentares e forrageiras.
O sucesso dessa metodologia é reconhecido por sua propagação em diversos locais do mundo, desde regiões frias como a Rússia até partes do mundo com clima tropical. No território brasileiro, esse método cresceu por todas as regiões, não obstante, as grandes variedades de clima no país.
É bom observar, porém, que é preciso a realização do manejo da solução nutritiva, mediante a condutividade elétrica da água e a medição do pH da água onde os vegetais crescerão. Além da troca da água no máximo em oito semanas de uso. Tudo isso para que o cultivo tenha sucesso. O que é compensador!
A luminosidade adequada
A luminosidade utilizada de maneira correta é fundamental para o desenvolvimento e a produção dos vegetais. O manuseio da luz é efetuado a partir do espaço que se escolhe para a instalação da estufa e, levando em conta também a cultura olerícola se faz uso de técnicas determinadas.
Temperatura
É preciso ficar atento às temperaturas da solução nutritiva, pois se elas forem baixas pode causar impedimento na absorção de água e nutrientes, podendo motivar murchamento e clorose. De outro lado, porém, as altas temperaturas, também podem causar transtornos, danos. O ideal é que os níveis de temperatura não fiquem acima de 38ºC, pois afetam o crescimento das plantas.
A condutividade elétrica da água
É indispensável que o produtor hidropônico tenha informações suficiente sobre a qualidade química e biológica da água que se usa no trabalho de cultivo. A condutividade elétrica sendo abaixo de 0,50 mS/cm é o ideal para o cultivo hidropônico.
A solução nutritiva
Um dos pontos chave da hidroponia é lidar com a composição da solução nutritiva de maneira que se abasteça as plantas com todos os nutrientes fundamentais, na porção correta. No mercado brasileiro se encontra nos dias atuais, misturas prontas de sais (fertilizantes) para a utilização geral na hidroponia, principalmente para o cultivo de alface.
Enfim, por tratar-se de gêneros alimentícios, trabalhar com hidroponia é uma atividade muito auspiciosa, sendo assim, vale a pena investir num empreendimento desse ramo.
Aprenda cultivar em casa com sistema hidropônico a distância.
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns