Cacilda Becker a atriz de mil faces
![]() |
Foto da atriz Cacilda Becker - Arquivo Nacional |
A vida agitada de Cacilda Becker também conta a história do teatro moderno brasileiro.
Nascida em Pirassununga no interior de São Paulo, sua mãe Alzira Becker era , professora de escola rurais , e seu pai Edmundo Radámes Yáconis , que viviam deixando a família numa instabilidade financeira , pois ele não tinha uma só profissão, chegando a ter um armazém de secos e molhados e também trabalhou como caixeiro viajante. A família chegou a morar numa casa que serviu de senzala.
Cacilda gostava muito da companhia das irmãs , Dirce e Cleyde Yáconis . Com a separação dos pais , a família se mudou para a casa dos avós em Santos. Foi com o incentivo da avó , que Cacilda decidiu ser atriz.
A estreia no teatro aconteceu em 1940 , no Teatro do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro. Entre 1940 e 1950, foi a figura central de quase cinquenta peças, trabalhando dezoito horas por dia. Em 1948 com o desenvolvimento cultural em São Paulo, aceitou o convite de Alfredo Mesquita para ser professora na Escola de Arte Dramática.
Na capital paulista sua estreia foi no TBC ( Teatro Brasileiro de Comédia) na peça A mulher do próximo do diretor Abílio Pereira De Almeida
Em 1968 , teve um grande desafio interpretar o personagem Estragon, da peça Esperando Godot , do dramaturgo Samuel Beckett . A estreia ocorreu em abril de 1969. Ao seu lado seu marido Walmor, interpretando Vladimir. Durante o intervalo da peça , a atriz sentiu uma forte dor de cabeça. Ficando em coma durante 39 dias, sofre um derrame, deixando um grande vazio nos palcos, mas se tornando a primeira grande dama do teatro.
Boa Leitura!
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns