10 maiores lições que aprendemos em 2020
Verdades não ditas que aprendemos em 2020
Diante de tantas instabilidades no mercado mundial, o fato é que
podemos dizer que sobrevivemos. E aprendemos. Tiramos lições nos mais diversos
segmentos da sociedade. E economicamente não seria diferente. Eis as 10 maiores
lições que aprendemos em 2020:
- 1) Os Governos na ânsia de ter uma sensação de problema resolvido, agem de forma impensada, insensata, capazes de tomar atitudes de maneira repentina e sem nenhuma consideração com custos econômicos e sociais e principalmente a liberdade dos direitos individuais.
- 2) Não há Constituição que protege efetivamente a nós nem aos nossos direitos básicos, pois as mesmas são irrelevantes quando é decretada situação de emergência.
- 3) As pessoas não se importam em serem livres desde que sejam remuneradas.
- 4) Não existe de fato um consenso científico.
- 5) As cortes superiores protegem os políticos e nãos os cidadãos, podendo facilmente se beneficiar de supostas brechas na legislação.
- 6) A grande maioria das pessoas não tem a mínima ideia de como ou para que serve uma estatística; nem ao menos sabem lê-las. Para elas, se trata de dados forjados ou até mesmo apenas abstrações.
- 7) Quase nenhum grupo político está verdadeiramente preocupado com os pobres, com os trabalhadores e com todos os grupos marginalizados, pelo menos não o bastante a ponto de colocar seus interesses acima da hipocrisia e politicagem barata.
- 8) O mercado é algo extremamente surreal. A velocidade com que os empreendedores se adaptaram a condições contrárias, chegando ao ponto de nos manter vivos e com entretenimento, é algo formidável, que beira a ficção.
- 9) Direitos de posse e de liberdade estão atrelados diretamente a saúde psicológica das pessoas. Tire uma delas ou as duas e você verá pessoas desintegradas emocionalmente
- 10) O bem mais precioso de uma sociedade é a coragem moral individual. Foram poucos os indivíduos que se empenharem em manter o equilíbrio psicológico, racional e moral durante essa pandemia, poucos que se arriscaram para nos manter alimentados e entretidos, alimentados fisicamente, psicologicamente e com a alma confortável.
São verdades aprendidas e assimiladas. Enfim, sobrevivemos.
Autora.:
Fernanda Colli
Psicopedagoga | Escritora | Colunista | Apresentadora | Membra da ABAlf Associação Brasileira de Alfabetização | Coordenadora de projetos | Orientadora
Cel.: Whatsapp: (18) 9.8161-8396
Facebook.: https://www.facebook.com/fernanda.colli/
Instagram.: https://www.instagram.com/fernandacolli1/
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns