Micose de unhas tem tratamento?
![]() |
Imagem internet |
Quais são suas causas, sintomas e efeitos, prevenção e cura?
Dependendo do fungo que causa a Micose de unhas, tem tratamento? Sim! Ela é altamente contagiosa, sendo transmitida, principalmente, através do uso de objetos pessoais contaminados, cortadores de unhas, alicates de unhas, tesouras, entre outros.
O tratamento existe e quanto antes for feito, menor o dano para as unhas. Fique atento aos sintomas e evite a micose nas unhas.
Quais os sintomas de micose de unhas?
Muitas vezes tudo começa com a micose na pele, que acaba chegando às unhas. Embora os sintomas possam variar, de acordo com o fungo que está causando a doença, no geral são:
● Mudança na cor da unha: esta é uma das alterações mais notadas. As unhas ficam esbranquiçadas ou até amareladas. O aspecto diferente costuma chamar a atenção;
● Manchas: às vezes, a mudança na coloração das unhas não é completa e a pessoa nota algumas manchas esbranquiçadas em parte dela;
● Deslocamento: os cantos das unhas começam a ficar mais soltos, deixando um espaço oco. Nele, as bactérias e fungos ficam acumulados;
● Deformidades: em alguns casos, as unhas ficam mais onduladas, enfraquecidas ou quebram com mais facilidade;
● Espessamento: as unhas podem ficar mais grossas e opacas, quando acometidas por micose;
● Dor: em casos mais graves, quando o tratamento não é feito, o odor pode ficar ruim e a pessoa pode sentir dor. Há casos em que há a presença de pus.
Estado avançado de micose de unhas das mãos |
Estado avançado de micose de unhas do pé |
Micose de unhas tem tratamento? Como funciona?
Quem tem um ou mais sintomas que podem sugerir a presença de fungos nas unhas, precisa procurar um médico, preferencialmente um dermatologista. O tratamento vai depender do estágio da infecção e das lesões causadas.
Atualmente, é possível realizar tratamentos com spray, cremes, pomadas e até esmaltes antifúngicos. Em vários casos, os médicos também prescrevem antifúngico oral.
O período de tratamento varia de acordo com o fármaco escolhido e com a lesão encontrada, podendo durar uma semana a mais de um mês. É importante que, mesmo com os sintomas tendo diminuído ou sumido, a pessoa que tem micose nas unhas continue tratando para que o fungo seja totalmente eliminado. Caso pare antes do tempo, a micose de unhas pode voltar e ainda mais intensa.
Como evitar a micose de unhas?
O melhor é evitar as micoses de unha, mas caso não consiga, procure o médico ou especialista assim que notar o primeiro sintoma. Quanto antes começar o tratamento, menores serão os danos. Comprar agora!
Boa Leitura!
![]() |
Artigo Patrocinador |