Ads Top


O bom e velho rock roll na visão de um jovem

Foto: Flávio Charchar

O rock roll é um gênero musical que se desenvolveu na década de 50 


    Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockbilllly. O rock conta com a influência da música country , blues e rythm blues. Na entrevista o jovem Henrique Rocha Francisco , de 29 anos, residente em Belo Horizonte , conta como começou seu gosto por esse gênero musical e conta da carreira de guitarrista na banda Radiotape 

1) Quais são os discos marcantes do rock? 

Bom, considero discos marcantes o Abbey Road dos Beatles, o DefinitelyMaybe do Oasis, o Led Zeppelin IV e um mais recente, o IsThis It? 
Do Strokes.

 O último surgiu em uma época em que o rock estava adormecido, e foi visto como a salvação do rock.

 2) O que tem chamado mais atenção recentemente no cenário musical? 

Tenho me ligado bastante no cenário da música independente brasileira. Tem muita gente boa surgindo e se destacando, como por exemplo Far For Alaska, Scalene que já tem uma projeção nacional interessante. Além deles, Belo Horizonte está com uma quantidade legal de novas bandas que vem fazendo um trabalho bacana, vale o destaque pra Devise e Young Lights. 

3) Quais décadas foram marcantes para o rock? 

Mundialmente, eu consideraria 60s e 90s. Rolaram muitas novidades e descobertas além de experimentações sonoras. No Brasil, 70s e 80s. Muita gente boa e inspirada, tem artista que na ativa (e muito bem) até hoje! 

4) Como começou seu gosto pelo rock roll?

 Veio de família, me lembro de pequeno ouvindo The Doors, Led Zeppelin, Pearl Jam, Green Day e Ramones com meu pai. Minha mãe já curtia mais Barão Vermelho, Janis Joplin, Jimi Hendrix. Acho que não tinha muito como escapar (ainda bem! Hahaha)

 5) Como surgiu a banda Radiotape? 

A banda surgiu em 2006 e foi formada pelo Badaró e Caputo, que são amigos das antigas lá de Ubá. A banda passou por algumas alterações de formação até chegar na atual. 

6) Qual a formação da banda? 

Atualmente somos 4 Adilson Badaró – Guitarra e Voz (principal responsável pelas composições) Bruno Bentes – Bateria e Voz Bruno Groth – Baixo Henrique Rocha - Guitarra

 7) Quais são as influências musicais da banda? 

As principais influencias são The Beatles, The Who, Lemonheads, Oasis, TeenageFanclub, Blur, Supergrass, The Strokes e nomes nacionais como Roberto Carlos, Tim Maia, Lô Borges, Beto Guedes. 

8) A banda tem planos para o futuro?

 Atualmente estamos gravando o nosso segundo disco cheio e o principal plano é não parar de compor e produzir material, pois é o que nos motiva e faz continuar, além disso, como lançamento do disco, pretendemos participar de festivais pelo Brasil para divulgar nosso trabalho. 

9) Quantos álbuns a banda lançou?

 Até hoje foi lançado um disco cheio intitulado Pequenas Coisas Me Fazem Feliz além dos EPsNovo Dia, Enquanto os Outros Dormem e Luz. Estamos trabalhando no segundo disco cheio Canções Para Sonhar. Para escutar os sucessos da banda , acompanhe o canal da banda no You Tube, e nas plataformas streming tem os EP da banda


Boa Leitura!



Indicação:
Guilherme Ghirardelli
Jornalista, formado pela UNAERP
apaixonado pela cultura 
Celular (16) 99634-2409


CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share


Tecnologia do Blogger.