Os especialista em marketing fazem diferença entre consumidor e cliente. O consumidor é a pessoa que irá realmente usar o produto ou serviço e o cliente é a pessoa que paga pelo produto ou serviço. Se você vender produtos ou serviços para crianças e adolescentes, deve sempre ter em mente que quem paga são os pais. Mas também deve ter em mente o poder de influência que as crianças e adolescentes têm sobre as decisões de compra dos pais.
Um outro aspecto a considerar é que, para alguns produtos e serviços, quem costuma decidir sobre a compra é a mulher (a esposa, namorada ou mãe). No entanto, mesmo que o produto é para homens, o cliente a conquistar é a mulher.
O produto:
Você deve entender produto como qualquer coisa que pode ser oferecida a um segmento de mercado e que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade dos consumidores. São tanto os bens físicos como serviços. O produto(ou serviço) é a alma de qualquer negócio.
O mais importante é definir as qualidades que o produto ou serviço deve ter para satisfazer as exigências dos clientes e que se, possível, o tornarão diferente( especial diante dos produtos e serviços do concorrente.
O empresário deve definir os atributos e o nível de qualidade que esse produto terá. Como exemplo de atributos: Potência, durabilidade, beleza, ser tradicional ou acompanhar a última moda, fácil de ser usado etc.
Os atributos de um produtos deveram estar de acordo com o que o cliente do segmento de mercado da empresa esperam e exigem.
As exigência e expectativas de diferentes segmentos são diferentes. Adolescente de classe média alta e classe alta, de grandes cidades, tem as mesma expectativas e exigência em relação a sapatos e calças que mulheres adultas com baixo poder aquisitivo, de uma pequena cidade do interior?
Outros aspectos relacionado ao produto são tamanho e embalagem. A embalagem deve proteger o produto, facilitar o transporte e a armazenagem. A embalagem também pode ajudar a criar a identidade própria da sua empresa, se você estampar na embalagem uma marca e um símbolo (chamado de logotipo) do seu produto ou de sua empresa.
Tamanhos dos produtos devem ser definidos de acordo com a necessidades de hábitos dos clientes. O que for mais fácil de ser usado por eles e não o que é mais fácil de produzir.
Há ainda serviços e benefícios extras que a empresa pode oferecer para atender as necessidades de seu segmento de mercado tais como:
Serviço de entrega, instalação, garantia, serviços pós-venda. Eles acrescentam valor ao produto e o destacam da concorrência.
O preço:
Os preços de seu produto ou serviços deverão estar de acordo com o seu segmento de mercado, ou seja, deverão levar em conta o poder aquisitivo de seus clientes e o comportamento deles diante dos preços, É preciso, também saber sempre como estão os preços do concorrentes.
Preços devem ser justos, ou seja, devem corresponder aos benefícios que o cliente irá obter com a compra.
Mas o fato de um preço ser considerado alto ou baixo, depende do valor que a mercadoria pode adquirir aos olhos do consumidor em diferentes situações e momentos. Veja um exemplo: Uma caixa de fósforo custa apenas alguns centavos , na maioria dos supermercado. Se a mercearia perto de sua casa cobra 30 ou 50% a mais esse preço será considerado caro. Porem, se você estiver em casa um dia e descobrir que não tem um único fósforo para preparar uma comida(ou acender um cigarro) pagará o preço da mercearia próxima sem reclamar.
Varejista ás vezes, ganham com o alto giro de suas mercadorias, podendo ter uma margem pequena de lucro e um preço baixo.
Os preços cobrados por sua empresa também deverão permitir descontos para estimular compras maiores. Prazos de pagamento e condições de crédito tem que ser planejadas. Naturalmente, os preços de seus produtos tem que garantir a cobertura de todos os custos e uma margem de lucro que permita a sobrevivência e o crescimento de sua empresa.
Preços devem estar de acordo
Segmento de mercado da empresa e o mercado concorrente
Benefícios que o produto oferece
Custo da empresa
A promoção:
A promoção da empresa e de seus produtos ou serviços é uma prática de marketing indispensável nos dias de hoje, já que o mercado está cada vez mais competitivo. Empresas devem realizar esforços contínuos para sua promoção.
Há prática de promoção de diferentes objetivo: Para chamar a atenção para à nova empresa; ou para um produto ou serviço causar vendas imediatas.
Há varias decisões que você deverá tomar quando fizer promoção de sua empresa.
Decisão no planejamento da promoção de uma empresa
Os objetivos das práticas de promoção;
Montante de recursos a serem usados, ou seja, quanto será gasto, considerando quanto a empresa poderá dispor, quanto gastam os concorrentes e qual será o retorno financeiro;
A mensagem, ou seja, o que será dito e como será dito
www.caseirosdonamaria.xpg.com.br
ResponderExcluir