Banner Topo

5 passos para proteger nascentes


Imagem.: Freepik Company

Saiba o que fazer para proteger, recuperar e conservar nascentes que se esgotaram completamente 



 


 As programações com o objetivo de reabilitar uma nascente  tem como regra gerar possibilidades para que a água de chuva se infiltre no solo.


Os estoques subterrâneos de água abastecem as nascentes, as quais, mantêm os cursos de águas superficiais ativos. Portanto, já que os reservatórios subterrâneos se formam com as águas infiltradas pela superfície do solo, se entende que, para a fluência dos cursos de águas superficiais, é preciso proporcionar condições para que a água das chuvas se infiltre em grande  volume por meio da superfície do solo.


Assim, podemos afirmar que toda preparação, com a finalidade de refazer ou conservar uma nascente, tem como base gerar boas condições de infiltração no solo. Pois, dessa forma, a água será depositada num aquífero, o qual continuará abastecendo uma ou várias nascentes relacionadas a ele. Aprimore seus conhecimentos, faça o curso proteção de nascentes e mananciais.


Confira o que causa o esgotamento de uma nascente





A redução da capacidade do solo em permitir a infiltração da água da chuva por meio da superfície solo, contribui para secar uma nascente. 


Confira os 5 passos para proteger nascentes e os principais motivos que levam ao secamento de nascentes, bem como possíveis práticas para impedir transtornos dessa natureza:


01 - Passo - Áreas de pastagens


Para diminuir o nível de compactação do solo e as causas erosivas onde existem pastagens, é preciso efetuar uma espécie de equilíbrio. Pois, só assim, torna-se possível a aplicação de métodos de conservação. O preenchimento das áreas de pastagens com plantas rasteiras, proporciona mais firmeza na camada superficial do solo. Com isso, amplia a quantidade de matéria orgânica e, consequentemente, favorecendo a entrada da água da chuva.


02 - Passo - Desmatamento e estabilidade


Quando se retira a mata para implantação de pastagens, nas áreas inclinadas, é necessário um bom planejamento. Pois, a operação exige um balanceamento da quantidade de animais com o que a pastagem suporta. Enfim, uma opção em que haja melhor benefício do pasto e o mínimo de compactação do solo é o pastejo rotacionado.


03 - Passos - Os cultivos agrícolas


Para se implantar cultivos agrícolas aproveitando locais onde tinha floresta, nas áreas de declive, os métodos de conservação do solo, empregados, precisarão ser apropriados. Ou seja, não permita formar erosão e nem compactação do solo.


04 - Passos - Pisoteio de animais


Durante a conduta de regeneração de uma nascente, precisa haver cautela, fazendo-se o isolamento do espaço de contribuição dinâmica. Já que, dessa forma, se evita o pisoteio de animais, impedindo a compactação da área. Além de proteger o lençol freático de contaminação.


05 - Passos - Plantas inadequadas


Como a distância entre o lençol freático e a superfície do solo  é pequena, aconselha-se não fazer implantes de árvores com muito poder de retirada de água.


Encontro de água no campo / Ajuste de qualidade

Métodos fáceis, refinam a qualidade de vida no campo e ajudam na conservação dos recursos hídricos.


O Brasil é uma das maiores reservas de água doce do mundo, mesmo assim, esse recurso deve ser desfrutado com muita prudência. Uma vez que, o volume de água doce potável tem minguado de forma espantosa ultimamente, por causa do mau uso e do desmatamento inconsequente. Principalmente, os realizados perto de reservas aquíferas.


Como fazer a captação de água nas nascentes / Cloração


A captação de água nas nascentes ou minas são realizadas conforme a condição do solo. Quando o terreno for plano, se recomenda erguer uma caixa de alvenaria em volta da nascente, com tampa, para servir de abrigo, proteção. Todavia, se o solo for inclinado, não é conveniente a caixa, pois, seria preciso nivelar o terreno. Dessa maneira, é interessante fazer a preservação das plantas em volta ou próxima à nascente. Visto que, não só a abriga como favorece a infiltração da água da chuva no terreno.








Quanto à cloração da água, depende da finalidade, ou seja, o cloro é obrigatório quando a água for para uso humano ou na agropecuária. A incumbência do cloro é desinfectar, amenizando o perigo de propagação de doenças. Existem outros materiais químicos usados também para esterilização, contudo, se usa mais o cloro. Enfim, o certo é se efetuar uma coleta e, em seguida a análise da água para uma verificação mais adequada de possíveis contaminações.


Saiba mais sobre Meio Ambiente. 







Curso online como preservar as nascentes


Autor.: 
Severino Ramos da Silva
E-mail: rumoeducacao@yahoo.com.br
Cel.: Whatsapp: (11) 97508-7538
CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share




Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.