Banner Topo

A importância do vocabulário rico por meio da literatura



Imagem.: Freepik Company


Não existe excelência sem antes passarmos por uma longa trajetória, isso se dá para muitas coisas na vida 


Quando falamos da riqueza de um vocabulário por meio da literatura, ela é condicionada à experiência de uma soma de tudo que se leu em livros. No Brasil, ainda temos pouquíssimos leitores. Claro, nos últimos 20 anos nunca se leu tanto como, isso se dá por conta das redes sociais e da tecnologia, no entanto, se lê muito daquilo que é raso, rápido e que não agrega conhecimento com profundidade.


 Hoje muitos não conseguem ler por exemplo, uma obra completa de Guimarães Rosa, Machado de Assis ou de qualquer autor de obras literárias clássicas ou outros. O fato é que os leitores ainda são muito poucos, quando digo leitores, me refiro à leitores de livros. O vocabulário rico se dá na medida em que lemos muitos livros, de vários gêneros e que agregam conhecimento e novas palavras.





Precisamos refletir se estamos corretos em não querermos ler por falta de tempo, preguiça ou pelo simples fato de não gostarmos de ler. Podemos mudar isso, pelo menos em nossa volta. Por exemplo, podemos comprar livros e colocarmos em algumas partes da casa, como por exemplo, um pouco na mesa da sala, na estante, no quarto das crianças e por aí vai. Assim, tendo livros espalhados em pontos estratégicos da casa, a probabilidade de alguém em algum momento pegar o livro para ler já se torna maior do que não tendo nada de livros na casa.


Para finalizar, quero aqui na última parte salientar que ao ler muitos livros, você observará naturalmente o seu vocábulo se tornando rico, com novas palavras, com um repertório novo, tendo em sua posse argumentações com riqueza de vocabulário. Isso implica em novas portas se abrirem para você, pois a literatura te faz ser mais elegante, centrado, imparcial com suas paixões. A leitura de livros, te coloca como alguém bem definido, não numa verdade última como quem sabe tudo, mas no sentido de ser um eterno aprendiz e com os seus conhecimentos e sua empatia agasalhada de um , você atraí novas perspectivas, novas oportunidades.


 Uma última recomendação, não se faz sucesso sem humildade e espiritualidade, no sentido de que sua presença seja sempre solicitada ou bem vinda onde quer que você chegue. Eis o poder da leitura, um vocabulário rico e refinado


Boa Leitura!


Autor.: NILO DEYSON MONTEIRO

FILÓSOFO, ESCRITOR & POETA - Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 🖋🌿📚⚖ - pesquisador e colunista.


Segue as mídias Sociais



CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share




Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.