Banner Topo

A cultura na vida

Imagem.: Freepik Company


Qual a sua importância de verdade?



Um país de imensidão como é o Brasil, não pode ser generalizado como sendo todo ele assim ou assado, é preciso ter cautela para desenvolver qualquer tipo de teoria ou discussão. A priori, eu peço que fiquem atentos na leitura para absorver os pontos que se possa ser aproveitados do conteúdo que trago aqui. 


Vou focar bastante aqui na sua individualidade no sentido de você a partir da sua ação de iniciativa, mudar seu futuro, no entanto, antes vamos desenvolver alguns pontos. Sabemos que o Brasil é um Brasil diferente em cada realidade, em cada Estado, em cada município, afinal, estamos em um país continental cheio de formas, diversidades e realidades diferentes. 



Temos obviamente uma cultura ou culturas diferentes e coloquiais para cada região, uma diferente da outra, seja na música, na dança, na culinária, na literatura entre outros; tudo se transforma ao cabo que viajamos para outras regiões. 



A importância da cultura na vida do homem é importante no sentido de obter conhecimento, fazendo toda diferença em suas relações, em sua comunidade e assim proporcionando uma vida digna e proveitosa tanto para o homem que possuí o conhecimento e possivelmente e posteriormente para sua comunidade a partir de suas ações.



 Isso faz toda diferença em seu turno enquanto vida, de sorte que a cultura e o conhecimento auxilia os ciclos na vida do homem. A cultura faz com que o ser humano seja ou se torne uma potência para colaborar com a sua comunidade, com a sociedade no sentido de a partir de seus conhecimentos, ele de alguma forma possa contribuir para mudar a realidade do outro e organizar a sociedade no sentido Cultural e educativo. 



Agora pois, sem a cultura, a vida se torna medíocre, um verdadeiro vazio existencial. Não podemos esquecer de enfatizar que é preciso que seja refletido a pretensão de levar cultura para todos. Veja comigo, como já sabemos, cada localidade em nossa nação se mostra diferente e com sua cultura particular, uma verdadeira diversidade cultural. 



Contudo, a cultura aqui levantada em reflexão é fazer também com que o poder público possa a partir de políticas públicas e organizadas, proporcionar ao cidadão em geral no Brasil, o direito ao conhecimento a partir da educação, da cultura, da existência que é o direito de todos, ou pelo menos deveria ser. 



Muitas das vezes as pessoas não vão ao cinema ( antes da pandemia não foram/ pós pandemia possam ir ) não vão ao teatro, shows, espetáculos e aos eventos culturais diversos, exatamente por não se sentirem parte daquilo, seja pelo custo ( valor ) ou seja simplesmente pelo fato de não terem o hábito, isto é, por não gostarem disso ou daquilo no tocante ao mundo da Cultura, o que retrata o descaso e a falta de incentivo e investimento na cultura por parte do Estado. 



A Cultura por sua vez faz toda diferença, abre portas e pode melhorar muito a vida do cidadão, e muita das vezes é preciso desbravar, ter coragem de caminhar sozinho para possuir o conhecimento por meio de investir em si individualmente, em sua própria educação sem depender do Estado, assim buscar o conhecimento, a cultura . 


Vejamos a título de exemplo, a literatura, quem muito lê, digo, lê muitos livros, é óbvio que o vocábulo se torna rico, refinado, com efeito, esse hábito de leitura pode abrir muitas portas na vida do leitor, dependente obviamente de alguns fatores como o fator do conhecimento em uma área específica adquirido por meio da literatura. 


Finalizo aqui minha participação deixando a seguinte provocação:

 " você já reparou que a maioria dos grandes homens possuem uma grande quantidade de conhecimento e cultura?" 


Pois bem, fica o desafio. Nos próximos 4 anos, se você a partir de hoje começar de sua própria iniciativa a ler muitos livros, estudar, pesquisar, investir em conhecimento e em cultura, seja em qualquer parte do Brasil em que você esteja, você acha que sua vida será a mesma? 


Óbvio que não! Cedo ou tarde, em algum tempo de sua trajetória a partir do seu investimento em conhecimento, a vida criará situações que poderão melhorar sua vida, sua participação na existência. 



Portanto reflita : "tendo você boas relações, boa conduta e já de posse do conhecimento Cultural do qual você pertença, a cultura cumprirá seu papel, o de colocar você exatamente onde você caberá em sua potência ". 


Boa Leitura!



Autor.: NILO DEYSON MONTEIRO

FILÓSOFO, ESCRITOR & POETA - Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 🖋🌿📚⚖ - pesquisador e colunista.


Segue as mídias Sociais


CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share




Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.