As mudanças e o impacto nas organizações
As mudanças e o impacto nas organizações
É preferível surfar nas ondas do que enfrentá-las e se afogar. Portanto, torna-se necessário um novo modelo conceitual, mais abrangente, que melhor se ajuste á realidade de cada negócio.
As empresas precisam pensar não só na sua sobrevivência, mas também em sua perpetuidade e, com um agravante a mais, com margens cada vez menores.
Como consequência natural, as empresas passaram a se olhar e se questionar mais e a desenvolver trabalhos, desde revisão do planejamento estratégico até ações de descentralização, transformando áreas em unidades estratégicas de negócios, com obrigação de gerarem resultados; de centralização das atividades-meio de suas várias unidades; da transferência dos escritórios centrais para a área da fábrica; terceirização ou subcontratação de funções inteiras (comunicação, manutenção), cortes de chefias(supervisão, gerência e,até mesmo diretoria) e de funções que não agregam valor ao negócio.
As empresas passaram a ser mais enxutas, com colaboradores e liderança exercendo mais de uma função. A preocupação com automação também passa a ser uma constante, pois qualquer organização moderna é uma associação dinâmica de tecnologia de ponta operada por pessoas.
Cremos que na mudança organizacional o componente humano deve assumir posição de destaque,dando-se à tecnologia a lugar que lhe cabe. O futuro começa quando se começa a pensar nele. Cabe a cada um de nós fazer com que o futuro seja hoje.
Consultora de educação e treinamento de talentos humano
