Banner Topo

O intelectual tem deveres éticos

 

Crédito de imagem: br.freepik


O intelectual tem deveres éticos para com a sociedade?



“ O ser ético podemos pensar ser talvez o espírito de equilíbrio e justiça, dentro de um espaço no qual ele se encontra, e com discernimento, utiliza o seu condicionamento para encantar sem querer ser encantador, apenas divide a dor do conhecimento de forma ética para com a sociedade.”







A responsabilidade de ética de um intelectual para com a sociedade é oferecer a sociedade uma compreensão mais complexa da realidade, que não se confunda com marketing de auto-ajuda, que não implique em fazer ninguém se sentir feliz com isso, pois o propósito da ética como responsabilidade de um intelectual é fazer com que a sociedade reflita com maior profundidade.



Quando falamos do dever com a sociedade, podemos pensar também na questão da confiabilidade da informação, da escrita, do conteúdo. Aqui no Brasil, temos um vasto número de intelectuais espalhados pelos municípios, cada qual dentro do seu condicionamento de seu campo de atuação, sua especialidade. Entretanto, nem todos são confiáveis, equilibrados com o que produzem ou falam, pois em grande parte, sabemos que existem grupos extremistas, que se utilizam do conhecimento para fazer divisão.







Devemos observar e ficar atentos aos frutos, principalmente no sentido de percepção de conteúdos e sua credibilidade, observada a credibilidade e a fiel informação, dado o cuidado de pesquisar as fontes e refletir sobre os temas escritos e criados pelos intelectuais. Hoje, vivemos repletos de informações, portanto, cautela com o que lemos e confiamos.



Um líder por exemplo, não caí em qualquer conversar, ao contrário, ele busca com paciência as fontes para averiguar o conteúdo transmitido por um intelectual. O dever do intelectual com a sociedade é sim, problematizar os diversos problemas existentes na sociedade através de um conteúdo profundo que de fato faça com que a sociedade reflita os pontos cegos da questão colocada. A sustentação da criação por parte do intelectual é baseada em estudos, pesquisas e experiência literária, podendo assim fazer com que haja riqueza de detalhes e efeitos positivos na construção do conteúdo publicado.







 O intelectual não é a figura que se gaba ou se infla em sua inteligência esse não é intelectual, é apenas um ser perdido dentro da própria ilusão. Antes, o intelectual é o que através de sua inquietação, cria o pensamento reflexivo, sem querer nada de aplausos e nem busca sua glória, ele apenas cria a reflexão profunda pelo tanto que já leu e não suporta sentir a dor do conhecimento sozinho.


Boa Leitura!





Autor.:
 

Nilo Deyson Monteiro


FILÓSOFO, ESCRITOR & POETA - Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 🖋🌿📚⚖ - pesquisador e colunista.
Segue as mídias Sociais




Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.