Banner Topo

A importância da reciclagem

 

Crédito de imagem.: @rawpixel.com



 

A importância da reciclagem - O que é reciclar?


Reciclar significa reusar materiais descartados, por exemplo, plástico, papel, vidro e metal. O propósito da reciclagem é propiciar uma forma de renda às pessoas que trabalham em cooperativas e catadores de lixo. Mas, não é só isso, é uma maneira de estimular a utilização coerente, racional, dos recursos naturais não modificáveis e convencer a população, conscientizar. Logo, se você tem interesse nesse sentido, faça o curso de reciclagem de materiais pela internet. Esse curso tem a finalidade de refinar o conhecimento dos profissionais desse campo e pessoas dedicadas ao tema.


 

Reciclar se refere ao tratamento dado ao lixo, reciclagem, um termo bem antigo, saiba mais

Reutilização ou reciclagem é o processamento em que ocorre a modificação do resíduo sólido, aquilo que não seria aproveitável, com alteração em estado biológico, químico ou físico-químico, de maneira a dar características ao material para que volte a ser outra vez matéria-prima ou artefato novo, conforme  a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).


 

Saiba da origem da reciclagem

O lixo existe desde o princípio do mundo. Os nômades faziam a descartagem de ossadas e restos dos animais por eles caçados e, ao passo que o ser humano foi se tornando mais civilizado, os lixos que se produziam iam aumentando também.


A universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) afirma, conforme estudo por ela ela elaborado, que os povos antigos (como os hindus) já possuíam sistema de esgoto e, por incrível que pareça, calçamento, pavimentação nas ruas. Os israelitas também, já tinham regras distintas e claras de como desfazer-se de seus dejetos, inclusive o que sobrava de seus animais sacrificados, assim como os cadáveres e todo lixo gerado no reino.


Diversas cidades italianas, na idade média, possuíam regulamentos para o destino de carcaças de animais e objetos, também evitavam ao máximo a existência de águas paradas, bem como desaprovavam, proibiam a colocação de lixo e fezes nas ruas.


As primeiras tarefas e serviços de coleta de lixo, apareceram também na Idade Média. De princípio, esses serviços eram efetuado por alguns grupos de pessoas particulares, no entanto quando havia insucesso, se recorria ao serviço público - que era realizado pelos carrascos da cidade e seus ajudantes e, muitas vezes tinham a colaboração de prostitutas.


 

Revolução Industrial - O aumento do lixo e a reciclagem

Com a revolução industrial, na segunda metade do século XIX, a produção de lixo começou a crescer imensamente, gerando sérios impactos sanitários. Foi preciso, então, criar novas providências para abrandar a complexa situação de regiões operárias e dos bairros nobres também.


O problema do lixo, já no século XX, não circulava mais em torno somente de desfazer-se de materiais orgânicos. A destinação de todo esse lixo, inclusive o industrial, passou a ser um gigantesco problema, tanto que até a metade do século, a Europa e os Estados Unidos descartavam grande quantidade do lixo recolhido, nos rios, mares e áreas limítrofes.


Porém, até aquela ocasião, o globo nunca tinha gerado tanto lixo em qualquer ponto de vista que se imagine. Com a revolução industrial veio também novos escalões de produção e, começando daí, desse período histórico, a condição do descarte se transformou em alguma coisa obscura, muito mais complexa e inquietante. Se antes desse tempo o lixo era formado somente de material orgânico, agora passou a ter qualidades diferentes: lixo eletrônico, industrial, químico, radioativo e outras coisas mais.


Assim sendo, apareceu a necessidade de se descobrir caminhos mais acertados, que não fossem apenas armazenar todo o lixo em terrenos afastados da civilização (aterros), ou desfazer-se de modo irregular em qualquer espaço, uma vez que grande parte do "lixo moderno" não se desintegra fácil, é muito demorado. Deste modo, veio a ideia da reciclagem, o que assumiu um papel indispensável perante a grande necessidade.


Se observa também que o fato de se reutilizar não é coisa recente. Por exemplo, a aplicação da matéria orgânica como adubo, é um costume que vem por séculos - os restos orgânicos são enterrados para enriquecer a terra. Atualmente também se utiliza o método da compostagem.




Crédito de imagem.: @rawpixel.com

 

Saiba o que é reciclagem

É muito fácil compreender o que é reciclagem, imagine você reunir alguns objetos, coisas que não serve mais para nada, sem utilidade e modificar, ou seja, tornar essas coisas novamente em matéria-prima para que se crie um item novo. Essas coisas se efetua de diversos modos e o fruto disso se constata no dia a dia.


Isso é o que acontece com alguns bens de consumo, por exemplo, recipientes de plástico, latas de alumínio, garrafas PET e papel de escritório. Esses objetos, materiais, são transformados, reciclados em grande escala. Aliás, esses materiais citados já se reciclava no início do século XX, porque os países se encontravam em dificuldades econômicas (1929) devido às guerras mundiais. Em 1940, muitos produtos eram racionados e reciclados, como a borracha, o náilon e metais diversos, para ajudar a atravessar os efeitos negativos da segunda guerra mundial (1939-1944).


Após essa fase de estagnação, países como os EUA tiveram períodos de sucesso e fartura econômica, o que motivou uma cultura de grande aquisição e desperdício. Quanto a Europa, que ficou quase que totalmente destruída após a guerra, foi auxiliada pelo EUA através do Plano Marshall, cujo objetivo foi o de amparar os países arrasados pela guerra com a importância de 17 bilhões de dólares. Isso proporcionou a restauração econômica de países como a França, Alemanha, Inglaterra e Itália.


Desse jeito, tanto os países europeus como os EUA passaram ter anos de sucesso com o comércio, alcançando outra vez conquista econômica, o que ajudou muito para uma continuação de anos de fortuna e riqueza, com a produção de bens de consumo. 


E assim, o tempo passou e, somente nos 1970 a reciclagem retornou e começou a aparecer nas questões sociais. Nesse período, se inicia a formação do Dia da Terra, cujo objetivo foi providenciar uma agenda ambiental.


Procure contribuir para a melhora do meio ambiente, conheça mais sobre reciclagem!

 

Algumas dicas sobre reciclar - Plástico, papel, caixas de leite, pneus, lâmpadas fluorescentes, lixo eletrônico, o upcycle

 


Saiba como reciclar

Existem diversas maneiras de encaminhar o seu lixo para reciclagem. Primeiro é necessário saber se o produto é reciclável, se faz isso colocando o material em cestos adequados. Quando os bairros, condomínios e casas possuem coleta seletiva, fica muito mais fácil encaminhar os descartes. De qualquer forma, se não houver esse tipo de seleção no seu bairro, é preciso ser orientado pela prefeitura local.


É interessante saber também, que devido a evolução da tecnologia, um determinado material que não é reciclável, passa a ser no futuro. Para o lixo que já é reciclável, quem faz a separação precisa agir com cuidado antes de separá-los para coleta seletiva. Confira alguns casos:


 

A reciclagem do plástico

É converter os plásticos (tanto os de origem de sobra industrial - provenientes do processo produtivo - quanto os separados após o consumo - o material com destino ao lixo através da coleta seletiva) em grânulos pequenos, os quais servem para ser usados  na confecção de novos materiais, como peças de automóveis, sacos de lixo, pisos, embalagens, mangueiras etc.

 

O papel

O papel que se consome no mundo inteiro, provoca sérias perturbações ambientais, a quantidade é enorme e, um dos maiores problemas causados é o desmatamento de florestas. Para haver uma contenção desses obstáculos, uma das saídas é a reciclagem, pode-se dizer que ela é a principal, pois se reaproveita o material utilizado para criar outro novo; esse trabalho de reciclagem do papel é fácil e os gastos para isso são módicos.

 

As caixas de leite

As caixas de leite longa vida, na maioria das vezes são fabricadas se processando uma mistura de materiais com características variadas. Apesar disso, é reciclável. É necessário fazer um descarte de materiais recicláveis limpos, evitando, portanto, a propagação de odores, doenças, assim como o contágio de materiais recicláveis depositados no mesmo espaço, visto que, se acontecer uma contaminação, a reciclagem torna-se mais trabalhosa.

 

Os pneus 

Os pneus, apesar de não serem tão nocivos e tóxicos, ocasionam transtornos sérios, pois descartados de maneira incorreta ajudam para propagar as doenças, como a dengue. Além de tudo, por volta de 45 milhões de pneus são fabricados por ano, apenas no Brasil, isto resulta em descartes de pneus em valetas e rios, o que dá origem transbordamentos e alagamentos. Sendo assim, uma boa opção é recauchutar numa oficina ou então fazer doação empresas reusam de outras maneiras.


 

As lâmpadas fluorescentes

Dentro das lâmpadas  contém chumbo e mercúrio, o que podem danificar nossa saúde, logo é de suma importância ter muito cuidado ao descartá-las. De preferência, não permitir que elas sejam encaminhadas para aterros comuns, ou seja, se informar quantos aos postos de reciclagem apropriados.

 

O lixo eletrônico

Os objetos eletrônicos de modo geral, possuem substâncias que podem motivar doenças, como mercúrio, cádmio e chumbo. Por isso, é fortemente recomendado se informar com precisão sobre postos de reciclagem para o descarte de eletrônicos. 


Você pode tentar consertos, doação, reutilização ou fazer você mesmo a reciclagem, no entanto, se nenhuma dessas opções forem possíveis, não despreze essa orientação, pois o assunto é muito sério, refere-se à saúde e existência do nosso planeta.


 

O upcycling

Do mesmo modo que a reciclagem, a prática de upcycling também é para dar uma nova maneira de se usar objetos jogados fora, no entanto, com maneira distinta, ou seja, não utilizando energia para fazer transformação de objetos em matéria-prima. Ficando mais ecológico, portanto, pois não precisa do consumo de energia. Quer dizer, isso significa reaproveitamento. As indústrias da decoração e da moda também vem acompanhando a prática do upcycling.

 


Crédito de imagem.: Freepik



A relevância da reciclagem

Nos dias atuais, com a ampliação disparada na produção de resíduos, no lixo oceânico, e nas consequências dos aterros sanitários, a reciclagem é fundamental, indispensável. Pode-se dizer que a grande maioria dos países no mundo, tem se mostrado aflita,  inquieta e, com isso apoiam programas ambientais em geral, principalmente a reciclagem.


Em nosso país, conforme a associação sem fins lucrativos, a Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), a renda das cooperativas de catadores é cada vez maior nos últimos tempos, com progresso na produtividade, porém muita coisa precisa ser feita.


Para a manutenção desse progresso, uma das próximas etapas é tornar formal a atuação dos catadores. Além do mais, nem todos os municípios brasileiros, dispõem de um serviço de coleta coletiva.


Ainda que sabemos o quanto é importante a reciclagem, não são muitos os resíduos recolhidos e reciclados em todo país. Há um atraso enorme em providenciar infraestrutura para o serviço de coleta e processamento. Falta incentivo vindo de políticas públicas para a implantação da logística reversa e a diminuição de embalagens  sem precisão por algumas empresas.


Diante do exposto, sempre que for possível, não use embalagens ou procure usar produtos com embalagem reutilizada. 


Saiba tudo sobre reciclagem, de preferência faça curso de reciclagem de materiais EAD, além de poder colaborar com a melhora meio ambiente, o ramo é rentável, promissor!

Saiba mais.






Faça o curso COMPLETO de reciclagem de material "EAD" agora!!!



Autor.: 

Severino Ramos da Silva
E-mail: rumoeducacao@yahoo.com.br
Cel.: Whatsapp: (11) 97508-7538



Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.