Como fazer cachaça artesanal de qualidade?
Quem quer produzir um produto de primeira, uma cachaça de qualidade?
É preciso ser atencioso em todo processo de destilação, seguindo pontualmente as fases de fabricação e asseio.
Sendo a bebida alcoólica que mais se consome em nosso país, a cachaça tem um avanço incrível de produção, a ponto de tornar-se um negócio super rentável para pequenos produtores e, portanto, movimentando imensamente a economia brasileira. Contudo, é fundamental ter muita cautela em todas as fases da produção, tanto nas exigências durante a destilação, quanto nos procedimentos de cultivo da cana-de-açúcar.
Nesse caso, é recomendável ter conhecimento o suficiente, aprender como fazer cachaça artesanal de qualidade, ou seja, saber tudo sobre o plantio da cana-de-açúcar, preparativos do caldo de cana para a fermentação, etapas diversas da destilação, envelhecimento, desempenho do alambique, proceder análise e fazer experimentação (degustação) da cachaça e muito mais.
Aprenda como fazer cachaça artesanal de qualidade e seus procedimentos para controlar a qualidade da cachaça
Aprenda como fazer cachaça artesanal de qualidade e seus procedimentos para controlar a qualidade da cachaça
Os atos praticados ou ações efetuadas nas várias etapas da produção, como o processamento, o armazenamento e outros, é o controle de qualidade da cachaça, propriamente dito.
Cachaça artesanal de qualidade
Para se proceder o controle da qualidade da cachaça artesanal, nos dias de hoje, se faz necessário abranger todo ambiente que envolve a produção, ou seja, se deve agir a partir da escolha do tipo de cana, como foi efetuado o corte e transporte da cana, aparelhagem utilizadas e os cuidados no decorrer de todas ações de fabricação, até que o produto final, a cachaça, chegue ao consumidor.
Verdadeiramente, a conclusão é que o controle da qualidade da cachaça não se faz apenas no final, experimentando, degustando ou fazendo análise do produto finalizado e pronto para uso. Para ter o controle da qualidade, é imprescindível que se tenha conhecimento dos vários indicadores ou pontos de controle de toda sequência produtiva da cachaça.
Além de tudo, é necessário que o fabricante preste atenção nos indicadores de lucro/produtividade. Essa cautela não é só com relação à produção final (litros de cachaça), mas também cuidados dobrados com os muitos indicativos no decorrer de todo trabalho de produção da cachaça. Acima de tudo porque não sabendo os padrões das medidas, com certeza não vai conseguir administrar o processo.
A medição de grau Brix, de grau alcoólico por densímetro e de temperatura, é tarefa fácil, todavia, de máxima utilidade no controle de toda produção da cachaça. As pessoas que se prontificam a produzir a cachaça artesanal precisam de instrução para saber utilizar essas análises, compreender o que é qualidade e praticar a cultura de medida das indicações de qualidade e de produção.
Cachaça Artesanal - Análises, laboratórios, matéria prima, exigências de consumidores, estocagem
No caso de precisar de exames mais aprimorados, para cumprir os requisitos do Ministério da Agricultura, o fabricante poderá dispor de grupos de laboratórios, de instituições públicas ou privadas, que prestam serviço dessa natureza. Por outro lado, é possível também, organizar associações ou cooperativas de produtores, ou ainda, reunir fabricantes independentes, para implantar laboratório próprio.
Nesse sentido, seja qual for a decisão tomada, é indispensável que o produtor de aguardente não vacile em relação aos cuidados com os fatores que determinam o melhoramento de seu empreendimento: utilizar água de boa qualidade, a matéria-prima (a cana), aparelhagens instaladas (a fábrica), mão de obra de qualidade e especialmente, o comportamento do mercado.
Para tanto, é essencial que se organize treinamento dos funcionários da fábrica, com o intuito de instruí-los e conscientizá-los no tocante à importância da qualidade do produto para a empresa e para todos. A metodologia de produção continua sendo artesanal, pois é isso que o consumidor procura.
Apesar disso, quem fabrica precisa ser profissional, zelar pela qualidade e saber o que é, não usar de crendices ou misticismo, maiormente, alcançar a qualidade com tecnologia, mesmo tratando-se de produto artesanal.
Desse jeito, ao se afirmar que um certo lote de cachaça é de boa qualidade, quer dizer que as propriedades, como odor, ésteres, aroma, acidez, grau alcoólico, teores de metanol e de metais estão dentro do que é exigido, parâmetro aceitável para o produto, em conformidade com o já estipulado pelo fabricante ou empresa, o exigido pelos compradores e legislação própria.
Enfim, monitorar a qualidade da cachaça é aplicar um kit de medidas durante a fabricação, bem como processamento, estocagem (armazenamento) e a negociação do produto, com o objetivo de manter a qualidade em níveis exigidos pelo mercado, consumidor e legislação.
Faça o curso agora!!!
Autor.:
Severino Ramos da Silva
E-mail: rumoeducacao@yahoo.com.br
Cel.: Whatsapp: (11) 97508-7538
Site.: https://cumekroti.net/
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns