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Dízimo Contribuição da Lei ou da Graça?




Qual é forma correta de contribuir o dízimo na lei ou na graça? 





Para que, no caso de eu tardar, saibais como se deve proceder na casa de DEUS, a qual é a igreja do DEUS vivo, coluna e esteio da verdade.  I Timóteo 3:15

 O objetivo deste estudo não é o de se contrapor ao dízimo, mas de esclarecer a verdade da forma certa de como contribuir pela graça, não por coação psicológica e doutrina, utilizada por muitos líderes de igreja, através de versículos da lei judaica, mas sim contribuir sem constrangimento  e posto em II Coríntios 9:7. O cristão não é obrigado a dar dízimo, nem por medo do "devorador" Malaquias 3:11 ou de ser amaldiçoado, porque  dízimo é um mandamento da lei judaica, além disso, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo e Ele já nos abençoou com todas as bênção nas regiões celestial Romano 8:1 e Efésios 1:3 . Nem rouba a Deus o cristão que não dá o dízimo... não temos a dever de chamar de ladrão a quem Jesus libertou, se ele contribuiu com 0% ou 100% é uma atitude pessoal, ele é livre para decidir. Jesus condenou a atitude dos judeus escribas e fariseus que dizimavam até cominho e não ofertavam o seu amor ao próximo. Mateus 23:23, infelizmente, muitos cristãos têm repetido está mesma atitude.


Não há um versículo no novo testamento, que registre a obrigatoriedade do cristão dizimar.



Por outro lado, se o cristão deixa de contribuir ou diminui está contribuição, porque descobre que não é obrigado, está agindo de má fé para com DEUS, como fez Ananias e Safira, ele deve contribuir sim e feliz porque sabe que faze-lo por amor de DEUS e não por imposição de homens, e segundo o que propuser em seu coração. Toda a contribuição para a igreja era feita unicamente através de ofertas e partilha de bens. Nós, cristão, devemos ter o cuidado de não ficarmos como passarinhos no ninho: obrigado a engolir o que colocam na nossa boca.



Pela lei, o dízimo era destinado à tribo levítica, aos sacerdotes desta tribo.





Eles recebiam e se mantinham dos dízimos, porque não tinha herança e cuidavam do templo de DEUS, a casa do senhor, para onde os dízimos eram levados Números 18:21-30. O tempo foi destruído e não existem mais os sacerdotes levitas. Pela graça, a instituição do dízimo é ilegal e sem respaldo bíblico, porque todos nós somos sacerdotes de cristo. Apocalipse  1:6, pois não há mais necessidade destra tribo sacerdotal. O dízimo foi estabelecido para os judeus; não para a igreja de jesus cristo. Hebreus 7:5


Devemos compreender   a diferença entre contribuir em lei e o contribui em graça, para não ficarmos debaixo de maldição, e obrigados a guardar toda lei, se escolhermos seguir um mandamento dela, como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 5:3-4, pois quem cumpre um mandamento da lei é obrigado a guardar toda lei. Somos servos do senhor Jesus, não escravos de homem Coríntios 7: 23 ; Gálatas 5:1 e foi para liberdade que ele nos chamou.


Na Lei, o dízimo era a causa principal da bênção do povo judeu e a benção era  consequência deste dízimo Malaquias 3:10. A maneira certa do povo judeu contribuir na LEI era dando o dízimo para ser abençoado.


Graça, o sacrifício de Cristo é a causa principal da bênção do povo Cristão. Paulo, em Efésios 1:3 nos afirma que DEUS nos abençoou " em cristo", não em dízimo, por este motivo, a maneira correta do povo cristão contribuir em graça é no uso de II Coríntios 9:7, porque abençoados já somos.


Ao invés de incentivar os cristão, com a amor, a contribuírem na casa casa de DEUS, muitas autoridades dizem que não o abrigam o pagamento do dízimo, mas usam textos do antigo testamento, como....repreenderei o devorador.....roubais ao senhor nos dízimos... etc. Isso produzem temor nas pessoas e medo de maldições, porque tais autoridades dependem de altos salários pagos pelas igrejas...ou têm receio que a obra do senhor seja prejudicada se não houver imposição ou, por despreparo repente os erros dos outros líderes, a todos faltamos fé suficiente de que DEUS prosperará a igreja, através da contribuição espontânea dos irmão, como ocorria na igreja primitiva. O resultado disso tudo é o engano, o desvio da verdade.


Cristo não colocou vinho novo (Graça) em odres velho (Lei) Marcos 2:22



Jesus estabeleceu tudo novo e jogou fora o que era velho Gálatas 4:30 Hebreus 8:13. Não podemos fazer do cristianismo uma seita judaica. Paulo afirma Gálatas 2:14. Toda está confusão sobre o dízimo seria erradicada do nosso meio se nos empenhamos mais em conhecer profundamente a palavra de DEUS, sermos adulto na fé e não meninos. Se quisermos nos aprofundar na palavra, devemos confrontar sempre o que as pessoas ensinam com o que a bíblia realmente diz João 2:27, fazermos como os crentes de Beréia.


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Origens do Dízimo



Como contribuir? Em Lei ou em Graça?


Para você entender melhor, usamos o seguinte exemplo: 
O Adultério
Na Lei: Para não adulterar, o meio utilizado foi o apedrejamento Levítico 20:10


Na Graça: 
Para não adulterar, o meio utilizado foi o amor a Cristo 2ª Coríntios 5:14  

Contribuição:

Na Lei: Para contribuir, o meio utilizado foi o medo do devorador. Malaquias 3:10/11


Na Graça: 
Para contribuir, o meio utilizado é o amor a Cristo 2ª Coríntios 9:7.



No Adultério e na Contribuição, mudou o meio, mas o objetivo foi o mesmo: Não adulterar e sempre contribuir.
 E isto que Deus quer revelar à sua igreja. Você vive debaixo da graça e não debaixo da lei. Porque quando se faz uso da lei estando em graça, para alcançar certo objetivo, mesmo que certo, mas se o meio utilizado estiver errado, o resultado é a separação de Cristo e o cair da graça, sendo assim, a pessoa é obrigada a cumprir toda a lei, como nos afirma o Espírito Santo através de Paulo em Gálatas 5:3/4



É por este motivo que se torna um erro gravíssimo o uso de Malaquias 3:10 em plena graça em que vivemos, neste sentido Malaquias 3:10, tornou-se no meio evangélico, “o pezinho de coelho” e “ferradura da sorte” para muita gente, principalmente para o sistema religioso atual, que não consegue viver por fé, porque a fé não é de todos 2ª Tessalonicenses 3:2 é só dos eleitos de Deus Tito 1:1.

Infelizmente, muitos se comportam como aqueles que queriam atirar a primeira pedra na mulher adúltera, provavelmente, se Jesus estivesse aqui diriam: “Mestre, este irmão ou irmã foi apanhado(a) em flagrante roubo, não tem dado o dízimo, vive roubando a Deus, Malaquias 3:10 diz que tais sejam entregues ao devorador e que Deus não deve abrir as janelas dos céus para abençoá-las. 


Tu, pois o que dizes?” Creio que Jesus daria esta resposta: “O que você tem a ver com isso?”. Assim como ninguém vive perguntando se você é adúltero, também não deve viver perguntando se você é dizimista.
       

Muitos chegam até ao absurdo a constranger o irmão ou irmã, expondo-o à vergonha de ter o seu nome numa relação de não dizimistas pregada na porta da igreja, quando não, tiram-lhe o ministério ou o discriminam, mas quando é um(a) irmão(ã) que dá um dízimo elevado, este, muitas vezes, é o mais honrado na igreja.



Notamos que o Deus que fala em Malaquias 3:10, é o mesmo que diz em Malaquias 2:16 “... Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel...” e quase não ouvimos falar deste assunto nas igrejas. 

Repetimos: 
Não se faz aqui, apologia à avareza, porque isso não é de Deus e os avarentos, diz a Bíblia, não herdarão o seu reino, podemos dar até tudo o que temos, por amor, ao Senhor e isto alegra o coração de Deus: como alegrou o coração de Jesus observar a viúva pobre que deu tudo o que tinha. O que é errado é a forma escandalosa e nada cristã, relativa às contribuições. O crente em Jesus dá com alegria e amor, até mais de 10%, se puder.

Mateus 23:23


Jesus, acima, está falando para os fariseus daquela época, não para a igreja, que até então, não havia sido totalmente formada com fundamentos da graça, o ministério de Cristo não havia ainda sido consumado. (o véu do templo não havia sido rasgado), tanto que Jesus ordenou ao homem que era leproso para apresentar-se ao sacerdote e fazer oferta pela purificação, conforme a Lei Lucas 5:14.


Os conservadores do dízimo ainda dizem: O dízimo é uma tradição que devemos manter para não transgredir. O mesmo argumento utilizaram para Jesus em relação ao Sábado Marcos 2:24 e o Lavar as mãos antes de comer Mateus 15:2.


Porque o sábado fazia parte da Torá (lei judaica) e o lavar as mãos fazia parte da Halaká (comportamento judaico). Veja o que o dinheiro faz, a ponto de esquecerem que, tanto o dízimo como o sábado e o lavar as mãos eram tradições judaicas e não gentílicas. O dízimo passou a ser a única tradição judaica que o sistema religioso vem mantendo até hoje no seio da Igreja gentílica.


Não é um absurdo???

Fazem uma lavagem cerebral religiosa porque o dízimo é a galinha dos ovos de ouro para muitos: é a única tradição que traz estabilidade financeira, mas não para Deus, porque Ele de nada necessita, pois é o dono de todas as coisas. Nem tampouco é servido por mãos humanas, Atos 17:25


Infelizmente, muitas igrejas têm se tornado bem parecidas com a antiga igreja romana, que usava as indulgências como fonte de lucro, induzindo os fiéis a contribuírem por medo da maldição, a comprarem sua salvação do Inferno e do purgatório. Se um crente amaldiçoado pelo falta do seu dízimo, é ladrão, como pode estar liberto? Isto nos faz julgar o irmão e afirmar que o sacrifício de Cristo não foi suficiente na sua vida, como faz a igreja romana.



Pare!... Confira na palavra e reflita sobre tudo o que foi escrito aqui, Não permaneça debaixo da lei, mas se dizimar, faça-o com uma consciência liberta, mesmo que preguem ou façam o contrário.


A Verdade deve sempre prevalecer. Como disse o apóstolo Paulo: “Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?” Gálatas 4:16; Romanos 7:4, Gálatas 5:1.



Transparência na casa de DEUS é essencial!




Origem e fim do dízimo
 
Autor: Rômulo de Almeida e Bíblia Sagrada

Engenheira Civil Luciana Rodrigues de A. Viana
Nascida em 1969 - Convertida em 1996  E-mail avianna@terra.com.br





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