Banner Topo

Como cultivar brotos comestíveis?


Imagem.: freepik


Como cultivar brotos comestíveis e técnicas de cultivos? 




Na atualidade, investir em negócio relacionado com alimentos e saúde é algo que vale a pena, o cultivo de brotos comestíveis por exemplo, é uma ocupação com retorno compensador



Um valor empregado em técnicas de cultivo de brotos comestíveis compensa, pois é uma operação com resposta bem lucrativa, isso porque a cada dia aumenta o número de pessoas que consomem brotos, por ser um produto com alto teor nutritivo e de pouca caloria, o que é excelente para a saúde.



E tem mais, é um tipo de aplicação que não é dispendiosa, com um pequeno capital é possível se implantar um negócio de cultivo de brotos comestíveis. A tecnologia é fácil e não é necessário grande espaço. 



Enveredando por esse caminho, elaborando o cultivo de brotos comestíveis em casa, você pode produzir brotos de feijão moyashi, brócolis, trevo, alfafa, rabanete e outros vegetais. No tocante a métodos e técnicas para essa finalidade, não se preocupe, existem boas escolas que ministram cursos na modalidade online, são cursos que disponibilizam materiais apropriados para esse tipo de aprendizagem, pela internet, pode-se afirmar até que encontram-se cursos online que superam alguns presenciais, o aluno pode interagir com os outros, estudar por meio de vídeo aulas, tirar dúvidas com professores online, fazer uso de apostilas digitais etc. Esses cursos versam em seus programas, sobre os procedimentos necessários, como ferramentas, escolha das sementes, colheita, instalações de equipamentos, controle de luz e temperatura, higienização, embalagem, estoque e conservação, entre outros. 



Brotos Comestíveis - Aprenda como cultivar brotos de feijão Moyashi



No cultivo dos brotos de feijão a pretensão é de produzir minúsculas plantas com folhas pequeninas ainda, pois nesse caso, a parte que tem mais valor na planta é o hipocótilo, que é a haste do embrião.



Como produzir brotos comestíveis em casa?


Vamos falar de brotos de feijão, essa espécie é denominada pelos japoneses de Moyashi. Para não perder a qualidade tenra e crocante que tem, é aconselhável que esses brotos sejam consumidos frescos. Mesmo que se resolva ferver ou fritar, é bom que se faça em curto espaço de tempo, senão o Moyashi, com certeza, perderá sua qualidade crocante.


O protótipo do hipocótilo do feijão Moyashi, precisa ser comprido, ter mais de 5 cm, esse requisito é indispensável, com espessura de 2 mm; textura consistente. As curtas folhas não podem sair das medidas entre 0,5 a 1,0 cm de tamanho.



Utilização das sementes de boa qualidade



Existem diversas qualidades da semente de Moyashi. É preciso ter cuidado e usar sementes totalmente pura ou com o mínimo possível de impurezas, como sobras e pedaços de outras partes da planta.




As sementes Ouro verde MG 2



Ouro Verde MG 2 é uma espécie de semente brilhante e de cor verde, com peso entre 4,3 a 5,1 g/100 unidades. Esse tipo de semente foi difundida em outubro de 2000. Suas características são excelentes, boa para produzir, ótimo acabamento, isto é, são plantas que não ficam caídas em época de colheita.



Tempo de plantio e ciclo de vida


O feijão Moyashi tem um ciclo de vida que vai de 60 a 85 dias, do plantio até a colheita, conforme a época. O ciclo é inferior em tempos quentes. Esse tipo tem um desempenho maior em temperaturas altas, no verão. É aconselhável sempre seguir as normas referente ao plantio, ou seja, no sul, sudeste e centro-oeste, fazer o plantio entre agosto e março. Em lugares de inverno frio é preferível evitar os meses de março e de agosto.




Observações referentes à colheita



Existem duas formas de se efetuar a colheita do feijão Moyashi: realizar o corte das plantas, quando quase todas as vagens estão maduras ou fazer a retirada das vagens conforme elas vão amadurecendo. Neste último caso, o aproveitamento é maior e as sementes tem uma qualidade melhor, porém aumenta muito a mão de obra.


Brotos comestíveis: fontes de vitaminas, valor nutricional e medicinal

Os brotos são um tipo de alimentação que contém um teor nutritivo imenso, inteiramente naturais. Os brotos têm muitas fontes de vitaminas, aminoácidos, minerais ácidos, enzimas e outras substâncias, que contribui para que eles tenham a propriedade de serem um alimento super nutritivos. Este é o motivo de estarem quase sempre na alimentação de grande parte da população, para auxiliar no caso de deficiências nutricionais.


Valor nutritivo dos brotos comestíveis - Alimentos sadios




Os brotos contém em suas sementes acúmulos de vitaminas, lipídios, minerais, proteínas e carboidratos, enquanto a vitamina C, bem como outros tipos de vitaminas que verificam-se em quantidade bem pequenas nas sementes, é gerada em enormes porções ao longo da germinação. E também os brotos puxam minerais da água utilizada para o seu desenvolvimento, o que favorece muito a absorção deles pelo organismo humano.

Saiba mais sobre a produção de brotos comestíveis - Feijão Moyashi, Alfafa, Brócolis, Trevo e Rabanete. O valor nutritivo e medicinal de cada espécie. É realmente auspicioso negociar com esse produto.




Boa Leitura!






Autor.: 
Severino Ramos da Silva

E-mail: rumoeducacao@yahoo.com.br
Cel.: Whatsapp: (11) 97508-7538

Tecnologia do Blogger.