Ads Top

Como aprender a cultivar horta em casa?


Imagem.: Freepik





Curso de cultivo e produção de horta caseira



Se quiser produzir vegetais em uma área pequena, faça o curso: horta caseira, implantação e cultivo, nele você aprende fazer horta em casa em pequenos espaços




Há diversas categorias de hortaliças, elas formam um grupo de plantas com propriedades variadas, uma das quais, a mais importante é o abastecimento de alimentos com riqueza em vitaminas e sais minerais. Alimentos recomendados para o equilíbrio de dietas.

Como fazer uma horta no quintal pequeno. Você pode empreender no cultivo de vegetais de vários modos, pode ser uma aplicação comercial de grande monta, para aquisição de instrumentos e diversos itens referentes à estrutura, mas, sempre é prudente iniciar com um empreendimento de pequeno porte, em áreas menores, normalmente inoperantes e vazias, pode ser de casas ou terrenos pertencentes a propriedades agrícolas.

No cultivo da horta caseira, se procura produzir as hortaliças, utilizando-se de meios existentes no próprio espaço e, evitando o máximo possível a aplicação de qualquer espécie de recurso externo. É bom servir-se de todo recurso que estiver disponível no local. Isso requer que o produtor esteja presente para acompanhamento, sempre que for possível.

Horta domestica passo a passo. As exigências mínimas para a implantação de uma horta caseira, consistem em ter uma pequena área disponível, com uma posição que favoreça a incidência de luz solar de 8 a 10 hs diariamente, água de boa qualidade, ter disposição para iniciar o trabalho e produzir.

Na elaboração de uma horta caseira, a mão-de-obra é bem maior, uma vez que, quase tudo que se faz é manualmente.

Só que essa realidade, porém, precisa ser considerada como um passatempo, isso porque quando alguém se dedica ao cultivo e produção, principalmente em tratando-se de hortaliças, tem uma satisfação imensa de acompanhar o crescimento, o desenvolvimento e finalmente a colheita de vários tipos de legumes e verduras que foram cultivadas e adubadas naturalmente, isso é muito gratificante.

As espécies de hortaliças são numerosas, mesmo assim, muitos tipos delas apresentam várias qualidades em comum, é o caso de, desenvolvimento em pouco tempo, a necessidade de tratos culturais, são de pequeno porte e o fato de podermos usar "in natura".



Passo a passo para montar horta doméstica.



 Existem cursos online na área de cultivo de hortaliças, produzidos por excelentes escolas, que proporciona boa aprendizagem, como as diversas qualidades de hortaliças e seus principais requisitos para cultivo numa horta caseira. E também, devido as hortaliças serem plantas provenientes de climas variados, essas propriedades são abordadas com certo destaque para que haja bom aproveitamento de produção. Tem lições que comentam sobre a propagação de inúmeros exemplares de hortaliças que são cultivados na horta caseira, as modalidades de tratos culturais aplicadas na elaboração de uma horta, e finalmente, tópicos que instruem sobre diversas táticas alternativas, utilizadas para combate, controle e eliminação de doenças e pragas, o que pode acontecer no decorrer do cultivo de uma determinada espécie olerícola, escapando-se, portanto, de se usar agrotóxicos no plantío.


Quais vegetais cultivar em pequenos espaços?


Saiba como fazer hortas em casa em pequenos espaços - Quase toda população no Brasil consome os vegetais, faz parte da sua alimentação. É preferível cultivar e colher em casa, ter produtos sempre frescos que sabemos de sua origem, que ir ao mercado e compramos o "mais bonito" sem saber ao certo de que forma foi produzido. Apesar disso, nem todos têm a disponibilidade de uma área grande o suficiente e acabam se conformando, achando que essa possibilidade é impraticável. E então se questionamos, é  muito bom quando se consegue diminuir os gastos com compras de alimentos, essa possibilidade é muita bem vinda! Vejamos então o seguinte; com um minúsculo espaço é possível se plantar certos vegetais e verduras em casa sim, é tão somente se adaptar às coisas e se obtém verduras, ervas e temperos frescos todos os dias.

É verdade que tendo limite de espaço, com certeza vai haver limite na variedade, mas não é impossível, veja o que você pode cultivar mesmo em uma área reduzida. Confira!


Alface


Para formar as mudas de alface é preciso só um vaso, que se dispõe em lugares com bastante iluminação. As espécies variam, algumas se desenvolvem com um clima mais frio, enquanto outras crescem normalmente, em lugares mais quentes.


Cenoura


A cenoura tem preferência por temperaturas menores, mas existem tipos que também se desenvolvem com temperaturas mais altas. Se aconselha que seu plantio seja efetuado entre o outono e o inverno, com as sementes ajeitadas direto na terra.


Couve


A couve se dar bem no outono e no inverno, a preferência dela é pelos climas mais frios. Regiões de temperaturas mais altas prejudicam o desenvolvimento das folhas, fazendo com que percam qualidade na aparência e no sabor.


Rúcula


A rúcula precisa de temperaturas entre 16ºC a 22ºC para ter um desenvolvimento ideal. Dessa forma, a época mais apropriada para o seu plantio é em março e julho. Desde que se cuide bem de suas raízes, pode-se transplantar a partir de 5cm.


Tomate cereja


O tomateiro se desenvolve bem em temperaturas entre 20ºC e 26ºC. Seu plantio se faz colocando-se suas sementes em local definitivo ou em sementeiras para transplantar depois. O tomate cereja é capaz de se adaptar ao plantio em recipientes como cestas, vasos e jardineiras, com tamanho que varia conforme a variedade a ser cultivada. Para alcançar bons resultados é necessário providenciar iluminação satisfatória à planta, posicionar os recipientes de maneira que receba luz solar por algum tempo diariamente.

Não perca tempo, saiba como adquirir conhecimento para fazer uma excelente horta caseira! Aqui.


Boa Leitura!



Autor.: 
Severino Ramos da Silva
E-mail: rumoeducacao@yahoo.com.br
Cel.: Whatsapp: (11) 97508-7538

CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Tecnologia do Blogger.