Ads Top

Cerveja caseira curso EAD

Imagem.: Madeira foto criado por freepik 

Você almeja produzir cerveja em casa?



 O processo é parecido com o de cervejaria, com pequenas diferenças. Em Cerveja caseira curso ead, você pode saber tudo sobre cerveja artesanal


A fabricação de cerveja, tanto artesanal quanto de cervejaria, dá-se a partir de quatro componentes básicos: lúpulo, malte, água e fermento. No entanto, o que acontece na atualidade, é que a qualidade e a pureza das cervejas não permanecem as mesmas. Isso deve-se ao fato de que a produção de grandes empresas é excessiva e objetiva somente lucros. É então que aparece como ótima alternativa para quem aprecia a bebida, fazer a cerveja em sua própria casa, de forma artesanal. Saiba tudo sobre o assunto em Cerveja Caseira Curso EAD.


Assim, para contribuir com quem quer ingressar nessa atividade de micro cervejaria, a Rumo Educação EAD proporciona o curso Cerveja Caseira Curso EAD. O seu conteúdo versa sobre  a moagem dos grãos, a preferência da cerveja, o início da produção  aos poucos a partir do malte. Fala também sobre o engarrafamento, carbonatação, fabricação de cerveja sem glúten e muito mais.


Saiba como fazer a clarificação de cerveja artesanal
Se efetua a clarificação de maneira fácil em cozinhas bem programadas. No princípio se coloca água bem aquecida até alcançar a saída do cano que conduz o mosto na tina de clarificação. Curso ead de cerveja artesanal.


A clarificação se realiza no tanque ou cuba de clarificação,  a qual é feita de uma espécie de peneira com detalhes especiais tipo Screen Pack. Essa peneira não deixa os pedaços de casca de marte que sejam maiores, passarem. 


Precisa colocar o mosto da tina de mostura,  na  tina de clarificação. Se realiza esse procedimento de forma normal e simples, porém em cozinhas que tenham sido bem programadas para tanto. Já mencionado acima, se inicia os procedimentos, se pondo água quente até a saída do cano que encaminha o mosto na tina de clarificação. É essencial fazer isso, para que o contato do mosto com o ar seja o menor possível, reduzindo também o processo de oxidação. Evitando, portanto, comprometer a qualidade da cerveja. 

Curso receita de cerveja caseira.



Detalhes sobre os resíduos de grãos, uso da paneira e filtração final.


No final do procedimento de transferência, permanecem ainda restos de grãos na tina de mostura. Essas sobras ainda têm açúcares e por isso também precisam ser enviadas para a tina de clarificação. Nesse caso, se coloca pequena porção de água quente na tina de mostura. O certo é que se adicione de 5% a 10% da quantia total que tinha no tanque de mostura. Tendo começado o processo de mostura com 70 L (com o objetivo de uma produção final de 100 L de mostura), é recomendado se adicionar entre 3,5 e 7 L de água quente. Após colocar a água, deve-se deixar o agitador funcionando por alguns minutos. Isso favorece o carreamento dos restos que ficarem, em seguida faça o transporte para a tina de clarificação.


Enquanto o mosto passa pela peneira, as cascas do malte moído vão permanecendo e formando um filtro bem eficiente. O mosto que atravessou a peneira volta para a mesma tina de clarificação por intermédio da bomba de recirculação e será novamente misturado ao mosto inicial.


Se faz isso até a coação final, que se distingue pelo caminho do mosto, um aparelho de vidro (visor) iluminado. Quando o mosto estiver o mais claro possível, pouca turbidez, o processo de filtração está concluído, podendo ser encaminhado para a tina de fervura. 



Cerveja caseira curso EAD - A utilidade do lúpulo
Temos três coisas básicas no lúpulo que influenciam na cerveja: sabor, amargor e aroma. Existem mais razões para a utilização do lúpulo na cerveja. Ele auxilia também no equilíbrio da espuma e como conservador natural. Se houver um estudo maior a respeito, se descobre que o lúpulo pode ser usado de muitas outras maneiras, depende do que se quer.


O adicionamento do lúpulo se faz (dentro de uma fervura de 60 minutos) obedecendo as fases a seguir: 



  - Quando se quer o amargor, se faz a adição do lúpulo ao principiar a fervura;

  - Para se obter o sabor, o adicionamento se dá na metade do tempo de fervura;

  - Em tratando-se da obtenção do aroma, o lúpulo precisa ser adicionado no final da fervura.

Saiba mais sobre como fazer Cerveja Caseira.

Boa Leitura!











Autor.: 
Severino Ramos da Silva
E-mail: rumoeducacao@yahoo.com.br
Cel.: Whatsapp: (11) 97508-7538

CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Tecnologia do Blogger.