Você sabe quais os processos dos negócios na teoria?
![]() |
Crédito de imagem: Google |
Planejamento e controle dos processos dos negócios na teoria
As empresas têm a função básica de produzir produtos, prestar serviços ou comercializar mercadorias. Para isso, têm que executar uma variedade de tarefas para que possam realizar a sua função, da melhor maneira possível. Em outras palavras, todas empresa organiza os seus processos de operação.
Processos são conjuntos organizados de tarefas para atingir determinados fins
Uma empresa pode ter vários processos de operação, mas geralmente tem um processo operacional principal. Para indústrias, o processo operacional principal é o processo de produção, da matéria-prima até o produto acabando. Para as prestadoras de serviço. Para as empresas de comércio é o atendimento aos cliente a partir do momento que ele procura a loja até o momento em que recebe a mercadoria comprada.
O principal processo operacional da empresa deve ser planejado de forma a garantir a qualidade exigida do produto ou serviço, sem desperdícios de tempo e de material
O sucesso de uma empresa depende da qualidade e produtividade de seus processos
Produtividade é a relação entre os recursos empregados e os resultados alcançados
Ter alta produtividade é alcançar resultados muito bons, a partir de um certo montante e tipo de recursos. É aproveitar bem a matéria-prima, a capacidade das máquinas, o tempo e as habilidades das pessoas.
Ter baixa produtividade é estar aproveitando mal os recursos. Obter pouco a partir dos recursos disponíveis. Um exemplo de baixa produtividade é uma empresa fabricante de calçados produzir menos pares de sapatos no mesmo tempo, com as mesma máquinas e o mesmo número de empregados concorrentes.
A qualidade de um processo não se refere só ao produtos produzido ou serviço prestado.
A qualidade deve existe em cada parte ou tarefa do processo, evitando-se desperdícios e garantido a qualidade do produto final
Na fabricação de sapatos, por exemplo, deve haver qualidade qualidade na escolha da matéria - prima, no corte do couro, na colagem, no acabamento etc.
Para garantir a produtividade e qualidade, é preciso: Planejar os processos controlar a realização das tarefas e os resultados avaliar e melhorar continuamente os processos.
Planejamento dos processos:
Para isso é preciso definir 4 passos:
Fluxograma do processo
A Tecnologia a ser utilizada
Os Procedimento de controle
Os Recursos necessários
O fluxograma do processo
Fluxograma é a representação gráfica
(Um desenho) do sequenciamento das diversas etapas de um processo de trabalho
O objetivo de um fluxograma é mostrar de uma forma de uma forma clara, rápida e completa, o conjunto de atividades que devem ser cumpridas para a realização de um objetivo.
Para chegar ao fluxograma do principal processo operacional de sua empresa, você deverá identificar quantas e quais são as etapas do processo e definir em que sequência essas etapas deverão ser realizadas.
Um processo de produção de objetivo de madeira, por madeira, por exemplo, poderia incluir etapas como “limpar a madeira cortar aplainar lixar colar as peças”, estampar a marca do produto e embalar.
Fluxograma de processo de prestação de serviços e de comercialização de mercadorias devem incluir todas as etapas desde a solicitação de informações sobre o serviço ou mercadoria, pelo cliente, até a finalização do atendimento.
Após identificar as etapas, é fundamental estudar qual é a melhor sequência para garantir a qualidade e alcançar maior produtividade.
Além de identificar as etapas, o empresário deve verificar quais são os tempos para a realização de cada etapa. Os tempos de realização de cada etapa dependerão do grau de complexidade da tarefa que deve ser executada e, também, da capacidade de produção das máquinas e equipamentos que possam ser utilizadas na realização dessa tarefa.
Nesse ponto do planejamento do processo, o empresário poderá descobrir "gargalos" ou estrangulamento. Um “gargalo” estrangulamento ocorre, por exemplo, quando a realização da tarefa em etapa é mais lenta que em outra ou uma máquina de uma etapa produz a um número maior de peças que máquinas da etapas seguinte.
Para a produção de objetivos de madeira, por exemplo, pode possível colar as peças de vários objetos no mesmo tempo que é necessário para pintar somente somente um objeto.
É importante identificar os pontos de estrangulamentos ainda na fase de planejamento do processo. Assim, o empresário poderá estudar as melhores maneiras para contorná-los ou eliminá-los.
Você tem algumas ideias sobre como
eliminar o estrangulamento citado no
processo de produção de objetivo de
madeira?
Tecnologia:
Na verdade, tecnologia é o modo de fazer o trabalho necessário em cada etapa de um processo. Então, para a fábrica de objetivos em madeira, a tecnologia de produção incluiria as técnicas e equipamentos necessários para o corte da madeira, a colagem das peças, a pintura etc.
É verdade que há um processo contínuo e cada vez, mais rápido na invenção de técnica s mais avançadas de produção e, especialmente, na invenção de máquinas que substituem o trabalho da mão de obra e realizam as tarefas com uma rapidez cada vez maior.
Empresas que podem adquirir essa tecnologia podem produzir mais em menos tempo e oferecer produtos mais baratos. Mas isto não quer dizer que tecnologia não é assunto para empresários de pequenos negócios, já que eles não têm recursos para compra dessa máquinas.
Para a produção de objetos em madeira, por exemplo, existe um mercado consumidor considerável para produtos feitos artesanalmente.
Muitas vezes, a criatividade, a agilidade e a persistência são as melhores armas dos empresários de pequenos negócios para geração de ideias simples e eficientes, sobre as melhores formas de realizar as tarefas, enquanto a empresa não gera os recursos necessários para a aquisição de técnicas e máquinas mais sofisticadas.
Os procedimentos de controles:
A preocupação com qualidade e produtividade deve estar presente o tempo todo e não somente no momento de conferir o produto ou serviço acabado.
Então, faz parte do planejamento de processo definir os pontos em que o tempo todo e não somente no momento de conferir o produto ou serviço acabado.
Então, faz parte do planejamento de processos definir os pontos em que deverá haver uma checagem, ou seja, em que momentos da produção, prestação do serviço ou atendimento ao cliente, alguém deverá verificar se tudo está sendo feito corretamente ou se está havendo erros que afetam a qualidade e a produtividade.
Também é importante planejar formas para medir o número de defeitos e a quantidade de desperdícios que ocorrem no processo. Ai, o empresário poderá trabalhar para descobrir formas de diminuir, e até eliminar, esses defeitos e desperdícios.
Os recursos necessários:
Para realizar os processos, é preciso!
- Máquinas e equipamentos adequados mão de obra qualificada e motivada matéria-prima e materiais na quantidade e qualidade necessárias.
- Em relação às máquinas e equipamentos necessárias para a realização de cada etapa do processo, o empresário deverá estudar como distribuí-las no espaço físico destinado à produção, prestação de serviços ou atendimento ao cliente.
- Não é difícil compreender que a disposição das máquinas e equipamento no espaço físico pode contribuir para a realização eficiente das tarefas e para o seguimento rápidos das etapas do trabalho.
- Em função disto, é útil o LAY-OUT do processo, ou seja, fazer desenho que define a localização de cada máquina e equipamento(e das pessoas que farão o trabalho) em um determinado espaço físico.
Localização do negócio em função dos processos
- Facilidade de acesso à matéria – prima ou aos materiais principais;
- Condições que afetem o transporte e a armazenagem de matéria-prima, produtos acabados ou mercadorias;
- Facilidade de acesso para a mão de obra;
- Qualidade dos serviços público de ônibus, de policiamento, de coleta de lixo e limpeza das ruas;
- Condições ambientais prejudiciais aos processos da empresa(temperatura, excesso de aquecimento solar, de umidade, de poluição etc.)
- Tamanho compatível com as necessidades iniciais e futuras da empresa;
- Adequação à legislação de zoneamento urbano ou de licença para funcionamento de determinados tipos de negócios;
- Custos das reformas necessárias;
CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
