O sexo no casamento
![]() |
Crédito de imagem: br.freepik |
Como manter o desejo sexual no casamento?
A vida sexual do casal é a base do casamento. É uma espécie de termômetro. Se o sexo no casamento vai mal, o casamento também. Havendo um total entrosamento íntimo, os problemas que surgirem serão vencidos com mais facilidades. A bíblia diz que "há destruição onde falta conhecimento" e quantos casamentos têm não apenas sido, mas vivem destruídos por que não há alegria no relacionamento sexual.
Ou pior, muitas vezes já não há nem mesmo o ato. Como terapeuta de casais, tenho assistido a tragédias da felicidades sexual devido a ignorância de pessoas que pecam pelo exagero de uma masculinidade a moral e animalescas e também pela frieza de um feminismo egoísta, afirmou Wiillian Viciente Borges, psicanalista e líder de uma igreja a qual não vou citar o nome nesse artigo.
Ora tanto o marido quanto a esposa têm as mesmas necessidades. Alguns homens, no entanto, colocam o sexo no casamento de forma errônea, causando descontentamento na esposa que passa a afirmar que o marido Só pensa naquilo". Na verdade o que está faltando para que a relação sexual seja bem sucedida é o afeto. Muitos homens confunde afeto com sexo. Willard Harley em seu livro "Ela precisa Ele deseja, editora candeia, nos explica bem está diferencia: O afeto é o ambiente do casamento, enquanto o sexo é evento para as mulheres antes do sexo significa muito, fica dica.
O autor distingui no livro que em muitos casos o que o homem pensa ser parte preliminar do sexo para ela é o acontecimento principal. E por motivos há tantos conflitos sexuais entre os casais. 'Quando o casamento estiver conturbado, procure o que está faltando: É o afeto. Sem o clima apropriado o evento será artificial para mulher. Imagina que você vai a uma festa ou evento, se ao chegar a impressão é o vai rolar o clima do evento, se o ambiente do evento ou da festa não estiver tipicamente favorecido tais como; decoração, recepção, trazes, luzes e outros, não vai rolar uma festa incrível. Pegou a visão!
Muitas vezes os problemas sexuais do casal perduram anos por um simples motivo: Falta de diálogo. Os conselheiros matrimoniais e terapeuta batem nesta tecla insistentemente. Para muitos a dificuldade de se comunicar com o cônjuge é surpreendente, mais justificada pelo padrão de criação do cônjuge. Geralmente ele cresceu num lar com baixa harmonia e relação íntima com os pais nos que diz respeito também a orientação sexual.
Nosso amigo e pastor Gilson Bifano e sua esposa Elisabeth trabalham junto com aconselhamento de casais em seus ministérios - Ministério Cristã de apoio à família. Segundo eles, os problemas ligado a sexualidade de casais cristã está muito relacionando a forma deturpada como o sexo no casamento foi tratado desde o inicio da propagação do cristianismo. Sabemos que povos e culturas e classes sociais veem esse assunto diferente um do outro, para uns pode, para outros não, isso é pecado para outro não...
"Tivermos influências históricas que prejudicaram muito a vida sexuais dos casais. A ideia que o sexo e prazer é pecado. Será? A inclinação de falar disso é tabu ou falta de conhecimento! enfim. Essas herança negativa reflete-se em muitos casais até hoje. Pouco sabem os planos de DEUS quando criou o sexo para a unidade do casal. Assunto polêmicos sobre sexo com o mesmo sexo é um episódio de influências a qual não sabemos distinguir qual serias essas influências. Entraremos em detalhe em outros temas sobre o assunto.
Capacitar os pais, investir em formações e informações aos adolescente e crianças é o ponto destacado pelo Pastor Gilson para mover uma mudança nesta mentalidade. "Temos que criar escolas com base sobre família, unir igrejas e famílias. A igreja pode fazer muito sobre isso, ela é um ponto atendimento de DEUS na terra e um celeiro de pessoas de diferentes e pode contribuir muito para essas influencias e para as mudanças. Ela não pode esquecer também dos solteiros, viúvos, separados...porque todos estão plenos em sua sexualidade. Há uma ideia (mais uma deturpada) de que só só se fala o sexo no casamento com casados, e não é assim."
O livro de Gênesis assegura que ao criar todas as coisas DEUS "viu que tudo era bom." Portanto, tudo o que DEUS fez é belo. O mau muitas vezes consiste no uso errado daquilo que é bom. Da mesma forma o sexo é algo criado por DEUS e maravilhoso e com todo respeito e Gostoso. " Como DEUS deu ao casal humano a missão de gerar os filhos dizendo crescei e multiplicais-vos,' providenciou o sexo como instrumento de procriação. E mais, para fortalecer a união e o amor do casal, fez do sexo também o meio mais profundo da manifestação do amor conjugal.
Fonte: Pr Willian Vicente Borges -Terapeuta família