Banner Topo

Marketing nas Organizações





O Marketing nos negócios e nas empresas


Os especialista em marketing fazem diferença entre consumidor e cliente. O consumidor é a pessoa que irá realmente usar o produto ou serviço e o cliente é a pessoa que paga  pelo produto ou serviço. Se você vender produtos ou serviços para crianças e adolescentes, deve sempre ter em mente que quem paga são os pais. Mas também deve ter em mente o poder de influência que as crianças e adolescentes têm sobre as decisões de compra dos pais.


Um outro aspecto a considerar é que, para alguns produtos e serviços, quem costuma decidir sobre a compra é a mulher (a esposa, namorada ou mãe). No entanto, mesmo que o produto é para homens, o cliente a conquistar é a mulher.



O produto:
Você deve entender produto como qualquer coisa que pode ser oferecida a um segmento de mercado e que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade dos consumidores. São tanto os bens físicos  como serviços. O produto(ou serviço) é a alma de qualquer negócio.





      O mais importante é definir as qualidades que o produto ou serviço deve ter para satisfazer as exigências dos clientes e que se, possível, o tornarão diferente( especial diante dos produtos e serviços do concorrente.



O empresário deve definir os atributos e o nível de qualidade que esse produto terá. Como exemplo de atributos: Potência, durabilidade, beleza, ser tradicional ou acompanhar a última moda, fácil de ser usado etc.



      Os atributos de um produtos deveram estar de acordo com o que o cliente do segmento de mercado da empresa esperam e exigem.


As exigência e expectativas de diferentes segmentos são diferentes. Adolescente de classe média alta e classe alta, de grandes cidades, tem as mesma expectativas e exigência em relação a sapatos e calças que mulheres adultas com baixo poder aquisitivo, de uma pequena cidade do interior?



Outros aspectos relacionado ao produto são tamanho e embalagem. A embalagem deve proteger o produto, facilitar o transporte e a armazenagem.  A embalagem também pode ajudar a criar a identidade própria da sua empresa, se você estampar na embalagem uma marca e um símbolo (chamado de logotipo) do seu produto ou de sua empresa.




  Tamanhos dos produtos devem ser definidos de acordo com a necessidades de hábitos dos clientes. O que for mais fácil de ser usado por eles e não o que é mais fácil de produzir.



Há ainda serviços e benefícios extras que a empresa pode oferecer para atender as necessidades de seu segmento de mercado tais como: 

Serviço de entrega, instalação, garantia, serviços pós-venda. Eles acrescentam valor ao produto e o destacam da concorrência.



O preço:
Os preços de seu produto ou serviços deverão estar de acordo com o seu segmento de mercado, ou seja, deverão levar em conta o poder aquisitivo de seus clientes e o comportamento deles diante dos preços, É preciso, também saber sempre como estão os preços do concorrentes.
Preços devem ser justos, ou seja, devem corresponder aos benefícios que o cliente irá obter com a compra. 


Mas o fato de um preço ser considerado alto ou baixo, depende do valor que a mercadoria pode adquirir aos olhos do consumidor em diferentes situações e momentos. Veja um exemplo: Uma caixa de fósforo custa apenas alguns centavos , na maioria dos supermercado. Se a mercearia perto de sua casa cobra 30 ou 50% a mais esse preço será considerado caro. Porem, se você estiver em casa um dia e descobrir que não tem um único fósforo para preparar uma comida(ou acender um cigarro) pagará o preço da mercearia próxima sem reclamar.



Varejista ás vezes, ganham com o alto giro de suas mercadorias, podendo ter uma margem pequena de lucro e um preço baixo.



Os preços cobrados por sua empresa também deverão permitir descontos para estimular compras maiores. Prazos de pagamento e condições de crédito tem que ser planejadas. Naturalmente, os preços de seus produtos tem que garantir a cobertura de todos os custos e uma margem de lucro que permita a sobrevivência e o crescimento de sua empresa.



Preços devem estar de acordo


  • Segmento de mercado da empresa e o mercado concorrente
  • Benefícios que o produto oferece
  • Custo da empresa


A promoção:
A promoção da empresa e de seus produtos ou serviços é uma prática de marketing indispensável nos dias de hoje, já que o mercado está cada vez mais competitivo. Empresas devem realizar esforços contínuos para sua promoção.
Há prática de promoção de diferentes objetivo: Para chamar a atenção para à nova empresa; ou para um produto ou serviço causar vendas imediatas.


Há varias decisões que você deverá tomar quando fizer promoção de sua empresa.


Decisão no planejamento da promoção de uma empresa


  • Os objetivos das práticas de promoção;
  • Montante de recursos a serem usados, ou seja, quanto será gasto, considerando quanto a empresa poderá dispor, quanto gastam os concorrentes e qual será o retorno financeiro;
  • A mensagem, ou seja, o que será dito e como será dito
  • As ferramenta a serem usada;




Boa Leitura!




CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share





Um comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.