Ads Top


Os 5 P's do Marketing


Comunicação e Marketing

As empresas geralmente têm segmentos de mercado baseado na combinação de mais de um fator

Uma loja pode vender roupas para adultos de sexo masculino, de médio poder aquisitivos, com a característica de serem obesos. A segmentação do mercado de uma empresa também pode estar baseadas, principalmente, na região onde os consumidores moram. Isto, geralmente, ocorre quando o tipo de produtos ou serviços oferecidos são tradicionalmente procurando pelos consumidores, nas proximidades de suas resistência do local de trabalho ou nas áreas que são passagem habitacional para suas tarefas, do dia a dia. Um exemplos, são as farmácias e mercearias que geralmente atendam os consumidores do bairro ou de uma parte do bairro.

Agora,quando o segmentação de mercado da empresa é composto por empresas intermediarias (Como Varejistas), embora os cliente sejam as empresa, os produtos e serviços irão atender as necessidade e exigências do consumidores final.Então, características do consumidor final (Como sexo, renda etc)ainda estão sendo consideradas para a definição do segmento de mercado, mas deverão ser também consideradas algumas características das empresas clientes tais com: 


Ramo;
O Poder;
A localização e área geografia que a empresa atende;
As formas de atendimento.

  Uma nova empresa que fabrique cadernos escolares,por exemplo,poderá atender microempresas de comércio varejista, localizas em determinados bairro e ou empresas atacadistas, que distribuam para a capital e inteiro.Conforme as característica dos consumidores finais que se pretende (e, em consequência as característica do produtos) as empresas cliente poderão estar localizadas em shopping centers e bairros de classe média alta, no centro da cidade, ou em bairros populares.

   Caso os consumidores dos produtos ou serviços de sua empresa sejam outras empresas evidentemente você deverá definir melhor seu segmento considerando características das empresa cliente como ramo, porte, localização etc

   Uma nova empresa poderá se especializar, por exemplo,em oferecer serviços de recrutamento e seleção de pessoal para pequenas empresas de setor de comercio. A principal vantagem da segmentação de mercado é que buscando atender a um grupo de consumidores com a característica em comum e necessidades semelhantes, fica mais fácil a empresa conhece melhor essas necessidade e concentrar seus esforços atendê-las

SEGMENTAR O MERCADO FACILITA UMA MELHOR FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING.


Definitivo o segmento,o empresário deverá buscar respostas para perguntar como:


-Que qualidade deverá ter o produto/serviço para agradar esse tipo de consumidor?

-Quando e quando ele precisa desses produtos/serviços?

-Quando está disposto a gasta com esses produtos ou serviços?

-Quais são as exigência dele para se considerar bem estendido?

-O que é preciso para estimular esse tipo de consumidor a procurar a minha empresa?




"O COMPOSTA  MERCADOLÓGICO OU OS 5 PS DO NEGÓCIO"

O COMPOSTO MERCADOLÓGICO CORRESPONDE AOS ASPECTOS DA EMPRESA QUE DEVEM SER PLANEJADOS E CONTROLADOS PARA GARANTIR A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES E EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR.ESSES ASPECTOS SÃO OS 5 P'S do MARKETING.

5 P's do Marketing

  • O Produto
  • O Preço
  • A Promoção
  • O Ponto de Venda
  • O Pessoal de Vendas

É fundamental que você compreenda, claramente, que todas as estratégias da sua empresa em relação aos 5 P's deverão ser em função das necessidades, exigência e hábitos do consumidor que a empresa quer atrair.  

Mas esteja atento:

Os especialista em marketing fazem diferencia entre consumidor e cliente. O consumidor é a pessoa que irá realmente usar o produto ou serviço e cliente é a pessoa que paga pelo produto ou serviço. Se você vender produtos ou serviços para crianças e adolescente, deve sempre ter em mente que quem paga são os pais. Mais também deve ter em mente o poder de influencia que as crianças e adolescente têm sobre as decisões de compra dos pais.

Um outro aspecto a considerar é que, para alguns produtos e serviços, quem costuma decidir sobre a compra é a mulher(A esposa, a namorada, a mãe).Então, mesmo que o produto ou serviços seja para o homens, o cliente a conquista é mulher. 

Boa Leitura!    

        

CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Patrocinado
Tecnologia do Blogger.