Ads Top


Conceitos de concorrentes diretos e indiretos

                           
Crédito de imagem: Internet



     Seu negócio provavelmente terá concorrentes diretos e indiretos.

            Concorrentes diretos vende produtos ou serviços similares e concorrentes indiretos vendem produtos ou serviços diferentes mais que pode, em determinadas circunstâncias, disputar a preferência do consumidor por exemplo: Um consumidor pode preferir comer um "hambúrguer" ou uma "coxinha".

       O futuro consumidor de sua empresa será apenas uma pequena parcela do mercado consumidor total para ou serviço que você venderá, ou a sua empresa irá conquistar uma fatia do mercado. Você deverá tentar definir qual o tamanho da fatia de mercado que sua empresa poderá conquistar. Mas antes disso, um dos momentos mais importantes no planejamento de um negócio é a definição do segmento de mercado que a empresa atenderá

A segmentação do mercado

      Microempresários, muitas vezes tentam vender a todo mundo. Acreditam que têm que dar conta de oferecer muitas classe diferentes de produtos ou muitos tamanhos ou modelos, tentando atender pessoas de todas as idades e com vários tipos de necessidade. Quem faz muitas coisas diferentes pode ter dificuldades para fazê-las bem, como o pato que anda, nada e voa, mas...anda mal, nada mal e voa mal.

     A primeira ação de marketing ação de uma empresa é responder à pergunta "a QUEM SERVIR “para, em seguida, responder à pergunta "COMO SERVIR"

     A    estratégia de Marketing de qualquer empresa deve incluir duas etapa: A escolha de mercado consumidor e a definição dos meios para conquistar esse mercado.

Definir a quem a empresa servirá 

      Segmentar é dividir o mercado em grupos consumidores com necessidades e exigências semelhantes.
      Uma nova empresa poderá vender produtos ou serviços para os consumidores finais ou para intermediários ou pessoas que trabalham com comercialização, como sacoleiras, Há empresa que oferecem produtos ou serviços de segurança e limpeza por exemplo:

      Então, em primeiro lugar, você deve definir se o segmento de mercado de sua empresa será o consumidor final ou intermediários, pessoas físicas ou empresas.

      Se a empresa irá oferecer produtos ou serviços diretamente a pessoa física, deve definir o grupo de consumidor (com necessidade e exigência parecidas) que serão atendimento pela empresa. O empresário pode tomar como base um vários critérios ligado pela empresa. O empresário poder tomar como base um ou vários critérios ligado ao perfil do consumidor.

Veja no quadro, a seguir, alguns critérios para segmentação, baseado em aspectos do perfil do consumidor, e exemplos de empresa voltadas para esses segmentos. 



Boa Leitura!
CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Tecnologia do Blogger.