 |
Apresentador do Programa "A hora do Consumidor" .: Rodrigo Garde |
Professor: Dr. Luis Vicente falando sobre ética
O que é ética?
A questão é: o que é moral? Isso nos toca constantemente porque muitas vezes vemos pessoas falando sobre ética nos noticiários e na mídia em geral, como quando políticos são antiéticos por se envolverem em esquemas corruptos ou empresários são antiéticos por burlar o sistema tributário.
Mas o que exatamente é ética?
Podemos dizer que a moralidade tem a ver com as ações das pessoas, ela define quais ações podem ser consideradas certas ou erradas, certas e erradas. A filosofia se preocupa com o estudo da ética desde a antiguidade, e a sociologia pode utilizar conceitos filosóficos que envolvem a ética para compreender melhor a relação social entre as pessoas.
Selecionamos algumas informações sobre esse assunto neste artigo
- O que é ética?
- O que é moralidade?
Exemplo de ética:
Como descrever a ética?
A palavra ética é derivada da palavra grega antiga para "espírito". Ethos vem em duas variantes: êthos (personagem) e éthos (personalizado).
A palavra moralidade vem da tradução latina da palavra éthos, que mais tarde se tornou moris. De um modo geral, ética e moral são muito semelhantes. A moralidade consiste em códigos de conduta, costumes morais e hábitos de um determinado lugar, e a moralidade visa racionalizar essa moralidade.
A moralidade é criada pela sociedade, enraizada na sociedade por meio de hábitos e tradições, e determina o que pode e o que não pode ser feito. A ética, por outro lado, dedica-se a refletir sobre o comportamento moral, determinando o que é certo ou errado, o que deve ser mantido como um processo moral legítimo e o que deve ser removido do processo para que as pessoas em uma sociedade possam coexistir melhor.
Para saber mais sobre esse assunto, comente neste artigo!
O que é moral?
Moralidade é agir de acordo com a ética e a moral. Nesse sentido, o que é moralmente certo é determinado de acordo com as convenções de cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras.
Em outras palavras, ser ético significa respeitar o código de conduta.Mas, apesar dos diferentes códigos de conduta, certos elementos devem sempre ser respeitados por quem se comportar eticamente, caso contrário cai-se no que chamamos de relativismo moral, a aceitação de qualquer prática, por mais absurda que seja, com o entendimento de que ela é incorporada à cultura contexto e algum código de conduta ética.
Algumas situações cotidianas e cotidianas podem ilustrar o que significa se comportar eticamente, sejam elas simples ou complexas.
Veja alguns exemplos:- Não usar comportamento impróprio para ganhar interesse próprio, como cortar cordas em um banco para ganhar mais tempo;
- Não apropriar-se indevidamente de bens alheios, independentemente do seu valor;
- Não usar cargos públicos, políticos ou outros cargos ou cargos em empresas privadas para ganho pessoal ilícito;
- Respeito à vida humana e à individualidade.
Éticas profissionais
A ética profissional nada mais é do que a aplicação da ética e do comportamento social dentro das convenções sociais do campo profissional. Todo profissional deve cumprir o código de ética e respeitar seu campo de trabalho, o código de conduta profissional, colegas e todos aqueles que o cercam .
Por exemplo, os médicos devem respeitar os códigos de conduta estabelecidos na área médica, assim como a vida e a personalidade de seus pacientes. Da mesma forma, além de respeitar plenamente a individualidade e personalidade dos alunos, os professores também devem agir de acordo com as estipulações de suas funções docentes. Os advogados devem tratar os jurados e os clientes de forma ética, não usar táticas ilegais para defender os clientes e não respeitar os direitos de defesa e confidencialidade dos clientes.
Boa Leitura. Consumidores!
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns