Como Cultivar cogumelos comestíveis para vender?
![]() |
Crédito de imagem.: freepik @ stockking |
Você almeja e precisa de uma renda complementar? Te apresentamos o negócio de cultivo e venda de cogumelos. Saiba como cultivar cogumelos comestíveis para vender. Você pode ter seu próprio negócio e alcançar uma boa renda mensal, pois é um negócio que não requer grande aplicação. Fique atento, leia o artigo até o final e aprenda como adquirir bons rendimentos com essa atividade.
Pois bem, essa categoria de negócio é um tanto desconhecida para muita gente, são poucos os que dão atenção para esse investimento e, por isso ele é tão relevante. A importância dele é enorme tanto na culinária quanto no âmbito medicinal, portanto, as pessoas precisam muito dos cogumelos.
Negociar com um produto que é de grande necessidade é muito bom, principalmente se ele for um produto muito procurado e não for encontrado com facilidade no mercado. Isso significa uma probabilidade excelente para se ganhar dinheiro.
Se você encontrou nosso artigo, com certeza estava buscando algo para fabricar ou produzir para obter uma renda melhor, nesse caso, aconselhamos que você trabalhe com cultivo e venda de cogumelos. Basta, tão somente, adquirir conhecimento, fazendo o curso de cultivo de cogumelos a distancia.
O mercado de cogumelos e os cuidados com a negociação
No Brasil não tem muitos produtores de cogumelo. É por isso que a procura pelo produto é bem grande em relação à produção existente. Sendo assim, podemos afirmar que isso significa uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro.
Investir no negócio de cultivar esse produto vale apena sim e as chances para se obter uma boa renda são imensas. Alguns produtores comentam que é viável se ter um renda de até R$ 4 a R$ 5 mil reais semanalmente se aplicando no cultivo desse produto. Dessa forma, concluímos que é um bom negócio, já que é um início.
Conforme pesquisas efetuadas, se constata que quase não se encontra obstáculos para entrar nesse mercado de vendas de cogumelos. Os compradores desse produto necessitam muito dele, muitos procuram por novos cultivadores que possam fornecê-los, principalmente cogumelos cultivados de forma saudável, de boa qualidade.
Na sequência do texto você vai ter informações avultadas para aprender plantar, cultivar cogumelos e comercializá-los. Porém, saiba de uma coisa, isso só pode ocorrer se você agir de maneira exata, ou seja, obter o máximo de conhecimento do ramo, o que você pode conseguir fazendo curso de Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais.
Fazer negócios com cogumelos requer cuidados
Não podemos esquecer uma coisa de suma importância. Para entrar nesse negócio de cultivo de cogumelo e ganhar dinheiro, precisa ter muita cautela com o produto, pois ele é um produto perecível e, sendo assim, a produção tem que ser efetuada conforme as vendas vão surgindo.
Isso quer dizer que o produtor tem que lavrar com base numa produção pequena de cogumelos, ou seja, conforme as parcerias e encomendas. Evitando, portanto, o risco de perder o produto.
Se recomenda grandemente que para produzir os cogumelos se efetue uma pesquisa para saber quantos e quais são os parceiros da sua região. Com esse levantamento você fica conhecendo feirantes, fábricas de conservas, restaurantes, quitandas, sacolões e muito mais.
Tendo em mãos essa relação de parceiros, você pode fazer demonstração da sua produção de cogumelos e partir para sua comercialização, suas vendas.
Para ser bem sucedido na apresentação dos produtos, você precisa de uma boa aprendizagem referente ao assunto e, então, mostrar para o parceiro que ele será beneficiado com essa parceria.
Sempre trabalhando com preços justos.
Estrutura para o cultivo de cogumelo - produção, lucros
Para trabalhar com o cultivo de cogumelos você precisa optar por uma forma adequada, existem várias maneiras, tudo depende do tipo que se escolhe para cultivar. Tem quem dê início montando seu trabalho de produção de cogumelos a partir de espaços abertos, rurais, como matas. Ao passo que outros dão preferência a produção em galpões, pois assim podem fazer uso dos instrumentos necessários para que tudo aconteça de maneira satisfatória.
Essencialmente, é necessário ter disponível um lugar para o cultivo, a produção em si e também as matérias primas, tudo que dá origem ao produto, como madeira, palhas e serragem.
Além do mais, fica mais apropriado fazer uso de uma sala para montar um pequeno escritório para gerenciar o negócio, tratar das vendas, organizar os pedidos etc.
O que auxilia muito também, é possuir um carro, o que proporciona agilidade para compra de matéria-prima e para a entrega do seu produto.
Mais alguns detalhes que fazem parte do investimento, por exemplo, é se preocupar com as instalações, fazer tudo em espaço protegido contra o sol, umidade, vento e chuva. E ainda, também, ter um recinto apropriado para fazer a incubação dos cogumelos, local para frutificação e um reservatório para choque térmico.
Ferramentas necessárias para o cultivar cogumelos
Para produzir cogumelos é necessário ter algumas ferramentas como garfos, pás, pois ajuda no manuseio dos cogumelos, bem como termômetro, mangueira para umedecer e uma desidratadora.
Cuidado com as doenças, ameaças no cultivo de cogumelos
Os cogumelos são fungos, porém existem fungos que são nocivos e podem arruinar a plantação, tem também pequenas plantas estranhas que podem atacar e prejudicar a sua produção, tomando conta completamente. Dentre elas existem: fungos parasitas, ácaros e também bactérias e insetos.
É de grande importância se precaver em relação à higiene para que nenhuma espécie de parasita se apodere dos cogumelos, pois isso pode trazer grande prejuízo, inutilizando a produção por completo.
É possível ganhar dinheiro produzindo cogumelos?
Uma das razões que faz do cogumelo um negócio promissor, é que as pessoas que conhecem o produto, consomem por terem mais proteína. É, portanto, o caso do champignon que tem mais proteína que a carne de bovino, por exemplo.
Como citamos, o champignon é mais rico em proteína do que a carne de boi, ou seja, a carne de boi tem apenas 14% de proteína, enquanto o champignon tem de 34% a 36% em apenas 100g (cogumelo desidratado). Sem contar que o champignon oferece fibras que reprimem a existência de câncer e são ricos em vitaminas.
Dadas as explicações acima, existem ainda mais duas coisas que fascinam nesse negócio de cultivo de cogumelos comestíveis, é que tende a ampliar o consumo de cogumelos no Brasil e, também, como já citamos antes, a produção não acompanha a demanda existente.
Quer saber? Faça você mesmo um levantamento na sua região e confira quantos produtores de cogumelo existem. Muito provavelmente você vai se fascinar com essa ideia, pois, de fato o número de produtores no Brasil é bem menor que a demanda.
Como Cultivar cogumelos comestíveis para vender? Sendo assim, não perca tempo, procure aprender tudo sobre esse negócio!
Nenhum comentário:
Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns