Banner Topo

O segredo para realizar seus sonhos II

Imagem.: freepik


O segredo para realizar seus sonhos este ano ... é acordar!!



     Conforme prometi no artigo anterior, vou tratar aqui de mais uma etapa no processo de realização dos seus sonhos. Vou te dar algumas chaves obtidas através da análise do que chamei de lista brainstorm de  desejos, integrando esse exercício à uma ferramenta já conhecida que será como uma bússola para sua mente rumo aos seus maiores objetivos de vida.




Caso você esteja chegando agora e, portanto, não leu o artigo anterior (parte 1 desse tema), sugiro que faça isso agora!  Esse artigo é uma continuação do anterior. Logo, você só terá os benefícios que compartilho aqui, se conhecer o início da história. Caso contrário, as informações tão valiosas contidas no texto abaixo, não farão o menor sentido pra você.



 Quanto a você que fez o exercício proposto na primeira parte, saiba que eu gostaria imensamente de ouvir como foi sua experiência! Provavelmente, em sua lista de desejos existem metas profissionais, financeiras, viagens, aquisição de bens materiais, dentre outros. São coisas que você deseja conquistar, momentos que você deseja vivenciar, enfim, uma vida que te dê auto realização e o que muitos chamam de sucesso, para que com isso venham também reconhecimento e recompensa financeira.  



Pode ser até mesmo que seu foco principal seja obter dinheiro, pensando em conquistar outros itens da sua lista que dependam dele. Cuidado! Não sou contra, existe espaço pra essa estratégia. Precisamos, no entanto entender que o dinheiro é apenas uma ferramenta para realizar desejos, nossos e de outros. O dinheiro não pode ser o foco central permanente. Ele jamais poderá realizar algo para o qual não foi feito. Como proporcionar felicidade. Isso não é função dele.




A lista brainstorm de desejos é um exercício que nos permite enxergar com clareza o que está ocupando nossa mente Subconsciente. Assim, podemos discernir o está ocupando espaço desnecessariamente e eliminar ou deixar em quarentena (stand by) para tratar disso em outro momento. Agora, a ideia é focar no que realmente é importante para nós e ... Ação.




Faça o exercício e você descobrirá como uma ação simples pode funcionar tão bem para auxiliá-lo a aproveitar ao máximo seu tempo e seu potencial e viver melhor realizando mais.



Próximo Passo - Para concretizar seus objetivos, convém que você submeta sua lista a um planejamento utilizando uma metodologia. Uma das minhas sugestões aqui será utilizar uma ferramenta muito conhecida em ambientes de treinamento chamada S.M.A.R.T.


Criada por Peter Dracker é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar objetivos, estabelecendo um planejamento de maneira eficaz. Smart é um acróstico então, cada inicial significa algo. Neste caso, trata-se de um termo em inglês: Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based. Decifrando:



Specific: Seu objetivo deve ser específico. Se desejar emagrecer, é preciso definir quantos kilos espera ou deseja eliminar e qual será a estratégia adotada. Por ex: você poderá escolher certo tipo de dieta, ou exercícios, ou os dois, e seguir por conta própria, ou procurar uma ajuda profissional.



Measure: Mensurável, que pode ser medido. Você poderá pesar-se e tirar medidas de circunferências do seu corpo semanalmente ou a cada 15 dias, para avaliar se está tendo progresso. Caso não tenha escolhido ajuda profissional.



Achievable: Alcançável, ou seja, o objetivo deve estar dentro de uma realidade possível. Emagrecer 30 kilos é possível, porém, não em 1 mês. Mas em 6 meses é alcançável, além de saudável e duradouro.



Relevant: Relevante. Seu objetivo uma vez conquistado trará mudanças importantes em sua vida e/ou na vida de outros? O porquê é de fato valoroso?



Time-based: Tempo. Em quanto tempo espera ou deseja emagrecer os tantos kilos? Defina início e fim. No calendário não existe um dia para começar, mas, Dia 1º. Assim como não podemos dizer este ano vou emagrecer. O correto é dizer: entre os meses de Janeiro e Março pretendo emagrecer 9 kilos. Seja preciso(a) e concentre-se no prazo.



Quanto mais detalhado você conseguir descrever e visualizar o que deseja, maior será seu Foco e, portanto, sua fé e seu comprometimento com o resultado que deseja.


Atenção! Sejam quais forem os objetivos que você escolheu o motivo para alcançar qualquer um deles, é a chave que irá definir se você terá êxito. Como disse Victor Frankl: “Quem tem um porquê (motivo), enfrenta qualquer como”. E “Quando seu coração define aonde quer ir, sua mente traça um mapa pra chegar até lá.” (Mike Murdock).



Agora, pegue sua lista brainstorm de desejos  e  sem dó, tire todos os itens que não podem ser encaixados no plano S.M.A.R.T. Você poderá pensar sobre eles depois, deixe-os em Stand by. Nesse momento, não são suas prioridade. Isso é sério!! 



O item principal da ferramenta SMART, na minha visão, é a relevância e é também o mais difícil de ser encarado. Caso tenha sido pra você um desafio sem solução, fique tranquilo, tratarei disso no próximo artigo, já que a relevância  esclarece o que realmente nos move, nos impulsiona. São os motivos que terão o poder de nos levar a ação, nossa motivação!...

Um beijo no coração e até Lá!!!



Boa Leitura!

Autor.:

 

Renato Cazon


Fisioterapeuta e Gestor de liderança
Celular: 16 98117-1673


 Artigo Patrocinado 
Tecnologia do Blogger.