Ads Top

O ponto de vendas



Imagem freepik


Durante muito tempo, o marketing abrangeu somente 4 Ps- produtos, preço promoção e ponto de vendas. Atualmente, muitos especialista acrescentam um quinto- PESSOAL DE VENDAS. 




Cada vez mais, os clientes exigem bom atendimento: Educação, atenção e cortesia. 

            UMA EMPRESA É TÃO BOA QUANTO O SEU PESSOAL,ESPECIALMENTE NA ÁREA DE SERVIÇOS. UM FUNCIONÁRIO NO ATENDIMENTO, SEJA PESSOALMENTE OU POR TELEFONE, É A VOZ A IMAGEM DA EMPRESA.


Veja quais são as qualidades que seus empregados, e que você, deverão desenvolver, para “encantar” os seus clientes. 


QUALIDADES DOS BONS VENDEDORES E ATENDENTES

MOTIVAÇÃO
Pessoas amargas, indispostas e desanimadas não têm energia para envolver o cliente e realizar um bom atendimento.
É preciso disposição, bom humor. 
Seus vendedores devem demonstrar que acreditam no que vedem.
RESPEITO AO CLIENTE 
É inaceitável resposta mal educadas, virar as costas para o cliente para conversar com outras pessoas, rir ás costas do cliente. Educação é o bê-a-bá do bom atendimento.
CONHECIMENTO DO PRODUTO/ SERVIÇO
Seus empregados devem saber explicar os benefícios de seus produtos ou serviços e as diferenças entre vários produtos, com clareza e segurança. 
SIMPATIA
Sorrir é fundamental.
saber receber, cumprimentando da forma adequada.
Não ter excesso de intimidade, tendo cuidado nas formas de tratamento, pois nem todo mundo gosta de ser chamado de “ querida” “benzinho”, “tia”.
SER BOM OUVINTE 
Simplesmente ouvir o que o cliente quer 

SABER FAZER PERGUNTAS
É importante, especialmente no início do contato, para saber o que cliente procura 

A qualidade do atendimento que seus empregados darão aos seus clientes dependerá da forma como eles serão orientados a fazer. você terá que deixar claro que tudo dentro de sua empresa deverá visar a satisfação do 
cliente. 

Mas você não poderá exigir que funcionários insatisfeito dediquem-se busca de satisfação do cliente. Para que seus empregado façam um bom marketing de seus  produtos ou serviços, é preciso que eles estejam, realmente, comprometidos com os objetivos de sua será bom apenas para você mas trará recompensas para eles também. então é preciso que o salário que eles receberem esteja acompanhado de outros benefícios, como reconhecimento e valorização. 

Empresa devem praticar também o MARKETING INTERNO. 

Marketing interno são pratica que visam de desenvolver, motivar e reter os empregados qualificados qualificado com condições de trabalho que satisfação as necessidades da empresa. 

Praticar MARKETING INTERNO é:

  • Conhecer as necessidades e aspirações dos colaboradores. assim como você deverá fazer uma pesquisa junto a seus clientes, você deverá conversar e fazer perguntas a seus colaboradores, buscando saber o que os motivos a trabalhar bem e o que os desanima; 
  • Prepare e oriente continuamente os colaboradores, dando treinamento do tipo necessário, na hora certa;
  • Avaliar e recompensar. se eles fizemos o que deve ser feito, é importante que seja percebido e elogiado. se fizerem bem feito a cada vez melhor, a longo prazo, ajudando a empresa a acrescer, devem ser recompensados com promoções e melhores salário. 
  • Novamente lembre-se que esse P deve estar de acordo com as necessidades e exigências do seu segmento de mercado. 

O PERFIL DOS VENDEDORES DEVE COMBINAR COM O PERFIL DOS SEUS CLIENTES. 


Se seus clientes forem pessoas sofisticadas, os seus vendedores deverão vestir-se e comportar-se com maior requinte. se seus clientes forem pessoas despojadas e simples, provavelmente preferiram  ser atendidas por pessoas com o mesmo estilo. clientes de livrarias gostam de ser atendidos por pessoas que sabem falar sobre livros. 

Os seus vendedores deverão ter a capacidades de falar a mesma linguagem que os seus clientes. deverão ter boa apresentação pessoal e estar adequadamente vestidos, mas segundo o padrão dos seus clientes, e não conforme o seu ou de seus vendedores.


Fonte: Fat-Amparo/ Centro CAPE



Boa Leitura!





CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Tecnologia do Blogger.