Ads Top

O que é ponto de vendas ?


Esse prefere-se basicamente,à distribuição do produto no mercado.Mas também refere-se à localização do negócio e às característica das instalações.
Crédito de imagem: Internet
    O marketing do negócio nas empresas


Esse prefere-se basicamente, à distribuição do produto no mercado. Mas também refere-se à localização do negócio e às características das instalações.


A DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO


DISTRIBUIÇÃO é um processo que leva um produto do fabricante às mãos do consumidor final. Inclui as compras e as revendas de mercadorias por parte dos atacadista, varejista e representante de vendas, e o transporte que se emprega para transportá-las em cada uma dessas etapas.

CANAL DE DISTRIBUIÇÃO
é o nome dado ao percurso seguido pelo produto até chegar às mãos do consumidor.


Quando um empresário monta um negócio, tem que definir como as mercadorias serão colocadas ao alcance do consumidor, através de atacadista, varejista,representante de venda,"sacoleiras", feiras etc. É importante que o cliente encontre o produto quando ele procura por ele, senão ele compra um similar.

Para decidir quais os melhores canais de distribuição, o empresário de avaliar:


*Área geográfica que quer cobrir


*Como a concorrência distribui os produtos


*Margem de lucros ou comissões dos intermediários


*A capacidade de vendas dos possíveis distribuidores


*Serviços extra oferecido pelos possíveis distribuidores(entrega em domicilio)


*É preciso considerar os hábito do consumidor para a compra dos produtos em questão, ou seja, onde ele costuma e gosta de comprar.

A LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA

A localização do ponto de venda é muito importante e muitos negócio fracassam devido a uma má escolha do empresário. Geralmente,as pessoas que decidem abrir um pequeno negócio,optam por instalá-lo dentro de sua própria residência.Isso é tão comum que os pequenos negócios foram apelidados de negócios de "fundo de quintal".


Com certeza, há varias vantagens para esta opção, principalmente em relação a custos,mas o futuro empresário deve analisar,com cuidado, como a localização irá afetar o sucesso de sua empresa, no mercado. Em primeiro lugar, é preciso avaliar se a localização, realmente comporta o tipo de negócio que você quer montar.


Veja alguns aspectos que você deve analisar ao escolher o local onde instalará o seu negócio.


-A proximidade dos consumidores ou facilidade de aceso,já que poucas empresas têm o poder de atrair clientes de regiões geográficas muito distantes,


-As atitudes e hábitos típicos dos clientes almejados,avaliando-se a distância que eles estariam dispostos a percorrer para obter o produto ou serviço;


A visibilidades para os clientes;


A localização em uma área onde há muitas empresas do mesmo ramo,já que essas áreas atraem os clientes,por serem áreas tradicionais de vendas de determinados produtos ou serviços;

-As características ambientais da área que possam ser atrativas para os clientes,como segurança, limpeza, fácil estacionamento etc;

-A compatibilidade do local com o tipo de produto ou serviço que serão oferecido.Não seria bom, por exemplo, montar uma loja de perfumes ao lado de uma peixaria; uma loja de roupas finas só combina com alguns tipos de região.


AS CARACTERÍSTICAS DAS INSTALAÇÕES



Para as empresas do comércio , o ambiente da loja é um importante fator de atração e conquista de clientes.

Se você tem um comércio deve se preocupar com:

-A disposição da mercadoria (para chamar a atenção do cliente);

-A sinalização interna(que ajude o cliente encontrar o que quer);

-A decoração interna e externa - matérias , cores , iluminação (quanto mais melhor), enfeites;

-A limpeza ( há empresários que se descuidam disso).

Todos os aspectos da apresentação do ponto de venda devem ser planejados para tornar a compra um ato de prazer para o comprador.Tudo na loja tem influência direta sobre o estado O emocional ,por consequência, sobre o comportamento de compra do consumidor.

Se a loja for percebida como agradável, o comprador ficará mais tempo na loja, explorando outros artigos e conversando mais com os atendentes.Provavelmente,gastará mais e irá querer voltar.

Próxima publicação: Aspectos de instalação de uma loja podem influenciar o consumidor.

Boa Leitura!

CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Deseja receber mais conteúdo do autor. Preencha o campo com seu nome e-mail. Deixa sua sugestão ou comentário.
Tecnologia do Blogger.