Ads Top

A Promoção é o Marketing?



4 Ferramentas da Promoção
  1. PROPAGANDA;
  2. PROMOÇÃO DE VENDA;
  3. RELAÇÕES PÚBLICAS;
  4. VENDA PESSOAL;
A PROPAGANDA


   Propagandas são formas pagas de divulgação de uma empresa ou do produtos através de meios de comunicação de massa como jornais, revista e televisão, ou através de folhetos,catálogos,cartazes, luminosos, displays, marketing digital, etc.


A propaganda ajuda a criar,aumentar e manter a demanda pelos produtos e serviços de uma empresa. Informa o consumidor e influencia a sua decisão de compra. Na verdade, a propaganda estimula o cliente para compra, já que o que vende mesmo é o produto,preço e atendimento.
Estão errados os microempresários que acreditam que a propaganda só pode ser feitas pelas grandes empresas,já que fazer propaganda não é só fazer comerciais nos horários nobres das emissoras de TV.



NÃO IMPORTA SE A SUA PROPAGANDA É FEITA ATRAVÉS DE CARTAZES, VOLANTES OU FAIXAS.OQUE IMPORTA É SABER SE O SEU CLIENTE ESTA INFORMADO ACERCA DOS BENEFÍCIOS DO SEU PRODUTO E DAS VANTAGENS DE FAZER NEGÓCIOS COM VOCÊ.


O chamado marketing direto é o que esta mais ao alcance dos microempresários.

MARKETING DIRETO É O SISTEMA EM QUE A EMPRESA INTERAGE DIRETAMENTE COM O CLIENTE,CONSEGUINDO UMA RESPOSTA IMEDIATA  CUJO  RETORNO É MAIS FÁCIL DE MEDIR.
EXEMPLO:


  • Catálogos com os produtos da empresa,que se envia para os clientes, com cartão resposta, para que eles façam pedidos pelos correios.
  • Mala direta que é um folheto semelhante a um catálogo mas que apresenta só uma ou algumas oferta de cada vez.
  • Tele marketing que é a comunicação por telefone em que a empresa liga para o cliente ou recebe ligações dos clientes.
Os varejista podem exibir material promocional em painéis e janelas-figuras  feitas em cartolinas coloridas que chamem a atenção para as mercadorias , preços e descontos, gastando muito pouco, além de tempo e capricho.


Há ainda uma recomendação importante  sobre práticas de propaganda.Se você concorda que um empresário gasta dinheiro e tempo com propaganda, também acredita que ele deve buscar qual o efeito dessa propaganda sobre os cliente. Então, sempre que você usar formas de propaganda, planeje alguns procedimento para verificar quantas pessoas estão procurando a sua empresa,em função da propaganda e, se você estiver usando mais de uma forma de propaganda,qual forma as atraiu.Também é importante treinar os empregados, que atenderão os clientes, para usarem os mesmo procedimento.

PROMOÇÃO  DE VENDA


Promoção de vendas  são incentivos de curto prazo para provocar um grande aumento nas vendas de um produto ou serviço, oferecendo beneficio imediato ao consumidor.

Exemplo:
Concurso
Liquidação
Amostra grátis
Brindes(quantidades extra,embalagens especiais)
Cupons
Essas práticas são muito utilizadas pelo comércio varejista,para provocar o giro rápido de estoque,Quando usada em excesso, levam a um desgaste e podem perder o efeito.
OBS: Ao planejar uma promoção de vendas ,é importante:
Planejar o momento e a duração ideais
Fazer uma estimativa dos resultados
Planejar como fazer a propaganda da promoção
Planejar as formas para medir os resultados da promoção,quanto à quantidade de produtos vendidos ou novos clientes conquistados.
Há situações de mercado, em que as práticas de promoção são muitos úteis, tais como:
Quando aumenta o número de concorrente
Quando os concorrentes fazem as promoções
Quando o preço é a melhor arma de venda,devido a fazes de recessão
Quando o produto esta sendo lançado(para chamar a atenção do consumidor)
Quando o produto esta em declínio(para eliminar estoques).

RELAÇÕES PÚBLICAS


Relações Públicas são ações planejadas para melhorar, manter ou proteger a imagem de uma empresa e manter bom relacionamento com clientes, com fornecedores e com colaboradores em geral, incluindo os empregados.

Uma boa imagem no mercado vale ouro, portanto deve ser cultivada.Você pode mandar cartões de aniversário e natal, entregar brindes no final de ano etc.

VENDAS PESSOAL


venda pessoal é a prática de persuasão dos clientes, pessoalmente ou por telefone, às vezes incluindo utilização de mostruários.

Empresários nunca de se esquecer pois como todos os outros, deve ser planejado sempre em acordo com o perfil das pessoas que compõe o seu segmento de mercado .O tipo de produto ou serviço que você vende, a quem vende, onde vive seus consumidores. Determinar o melhor tipo de promoção mais adequada e o melhor meio de comunicação a utilizar.
Próximo assunto a publicar: O ponto de venda

Boa Leitura!


Share
Tecnologia do Blogger.