Ads Top

Marketing nas Organizações





O Marketing nos negócios e nas empresas


Os especialista em marketing fazem diferença entre consumidor e cliente. O consumidor é a pessoa que irá realmente usar o produto ou serviço e o cliente é a pessoa que paga  pelo produto ou serviço. Se você vender produtos ou serviços para crianças e adolescentes, deve sempre ter em mente que quem paga são os pais. Mas também deve ter em mente o poder de influência que as crianças e adolescentes têm sobre as decisões de compra dos pais.

Um outro aspecto a considerar é que, para alguns produtos e serviços,quem costuma decidir sobre a compra é a mulher (a esposa, namorada ou mãe). No entanto, mesmo que o produto é para homens, o cliente a conquistar é a mulher.

O produto:

Você deve entender produto como qualquer coisa que pode ser oferecida a um segmento de mercado e que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade dos consumidores.São tanto os bens físicos  como serviços. O produto(ou serviço) é a alma de qualquer negócio.

O MAIS IMPORTANTE É DEFINIR AS QUALIDADES QUE O PRODUTO OU SERVIÇO DEVE TER PARA SATISFAZER AS EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES E QUE SE, POSSÍVEL, O TORNARÃO DIFERENTE(E ESPECIAL)DIANTE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DO CONCORRENTE.

O empresário deve definir os atributos e o nível de qualidade que esse produto terá. Como exemplo de atributos: Potência, durabilidade, beleza, ser tradicional ou acompanhar a última moda, fácil de ser usado etc.

OS ATRIBUTOS DE UM PRODUTO DEVERAM ESTAR DE ACORDO COM O QUE O CLIENTE DO SEGMENTO DE MERCADO DA EMPRESA ESPERAM E EXIGEM

As exigência e expectativas de diferentes segmentos são diferentes.Adolescente de classe média alta e classe alta, de grandes cidades,tem as mesma expectativas e exigência em relação a sapatos e calças que mulheres adultas com baixo poder aquisitivo, de uma pequena cidade do interior?

Outros aspectos relacionado ao produto são tamanho e embalagem.
A embalagem deve proteger o produto, facilitar o transporte e a armazenagem. 
A embalagem também pode ajudar a criar a identidade própria da sua empresa, se você estampar na embalagem uma marca e um símbolo (chamado de logotipo) do seu produto ou de sua empresa.

 TAMANHOS DO PRODUTO DEVEM SER DEFINIDOS DE ACORDO COM A NECESSIDADES DE HÁBITOS DOS CLIENTES.O QUE FOR MAIS FÁCIL DE SER USADO POR ELES  E NÃO O QUE É MAIS FÁCIL DE PRODUZIR

Há ainda serviços e benefícios extras que a empresa pode oferecer para atender as necessidades de seu segmento de mercado tais como:serviço de entrega,instalação,garantia, serviços pós-venda. Eles acrescentam valor ao produto e o destacam da concorrência.

O preço:
Os preços de seu produto ou serviços deverão estar de acordo com o seu segmento de mercado, ou seja, deverão levar em conta o poder aquisitivo de seus clientes e o comportamento deles diante dos preços, É preciso, também saber sempre como estão os preços do concorrentes.
Preços devem ser justos, ou seja,devem corresponder aos benefícios que o cliente irá obter com a compra. Mas o fato de um preço ser considerado alto ou baixo, depende do valor que a mercadoria pode adquirir aos olhos do consumidor em diferentes situações e momentos.veja um exemplo: Uma caixa de fósforo custa apenas alguns centavos , na maioria dos supermercado. Se a mercearia perto de sua casa cobra 30 ou 50% a mais esse preço será considerado caro. Porem, se você estiver em casa um dia e descobrir que nao tem um único fósforo para preparar uma comida(ou acender um cigarro)pagará o preço da mercearia próxima sem reclamar.
Varejista ás vezes, ganham com o alto giro de suas mercadorias, podendo ter uma margem pequena de lucro e um preço baixo.
Os preços cobrados por sua empresa também deverão permitir descontos para estimular compras maiores.Prazos de pagamento e condições de crédito tem que ser planejadas. Naturalmente, os preços de seus produtos tem que garantir a cobertura de todos os custos e uma margem de lucro que permita a sobrevivência e o crescimento de sua empresa.

PREÇOS DEVEM ESTAR DE ACORDO COM:

  • Segmento de mercado da empresa e o mercado concorrente
  • Benefícios que o produto oferece
  • Custo da empresa
A promoção:

A promoção da empresa e de seus produtos ou serviços é uma prática de marketing indispensável nos dias de hoje, já que o mercado está cada vez mais competitivo. Empresas devem realizar esforços contínuos para sua promoção.
Há prática de promoção de diferentes objetivo:Para chamar a atenção para à nova empresa; ou para um produto ou serviço causar vendas imediatas.
Há varias decisões que você deverá tomar quando fizer promoção de sua empresa.

DECISÕES NO PLANEJAMENTO DA PROMOÇÃO DE UMA EMPRESA:

  • Os objetivos das práticas de promoção
  • Montante de recursos a serem usados,ou seja,quanto será gasto,considerando quanto a empresa poderá dispor,quanto gastam os concorrentes e qual será o retorno financeiro
  • A mensagem,ou seja,o que será dito e como será dito
  • As ferramenta a serem usada


Boa Leitura!
CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share
Deseja receber mais conteúdo do Portal Líderes. Preencha o campo com seu nome e-mail. Deixa sua sugestão ou comentário.
foxyform
Link  Patrocinado

Tecnologia do Blogger.