Ads Top

Comportamento dos Empreendedores



Situações reais dos empreendedores



Comportamento dos Empreendedores em  Situações Reais



Pessoas que abrem empresas e criam empreendimentos de sucesso são geralmente denominados empreendedores.Todos sabem que empreendedor, em linhas gerais, é alguém que tem a coragem e o talento necessário para criar um empreendimento que irá crescer e gerar prosperidade econômica.
São os empreendedores que melhor percebem as boas oportunidades para negócios e conseguem imaginar como montar uma empresa ou criar produtos e serviços para aproveitar essas oportunidades. Nem todo o indivíduo com carácter empreendedor torna-se empresário mas só é bem sucedido como empresário, a longo prazo, quem for empreendedor.

A LONGO PRAZO SÓ É BEM SUCEDIDO COMO EMPRESÁRIO QUEM  FOR EMPREENDEDOR

Quando um indivíduo empreendedor tornar-se empresário, trabalha continuamente para o progresso constante da empresa. Esse progresso aparece no aumento do números de trabalhadores, no aumento de produção e na rentabilidade do negócio.

     Mas se ser empresário bem sucedido é ter talento empreendedor,não é importante que você saiba mais como que  pensam e agem as pessoas empreendedoras? Lógico que é importante e não só para aqueles que querem trilhar o caminho do sucesso empresarial.
Instituição internacional que queriam investir muito dinheiro e esforço em programa de apoio à criação de pequenos negócios,chegaram á conclusão que precisavam conhecer melhor as motivações e comportamentos que levam algumas pessoas a tornarem-se empresários bem sucedidos, enquanto muitas não se interessam pela iniciativa empresarial e tantas outras experimentam, mas FRACASSAM.
Então, nas décadas de 70 e 80, grupos de cientistas foram patrocinados para que realizassem amplos estudos e pesquisas sobre o perfil dos genuínos empreendedores. Primeiro,constatou-se que empreendedores,têm uma alta necessidade de realização.E o que é necessidade de realização? É ter gosto por desafios e estar sempre em busca de conquista que representem progresso em relação ao que já se tem e ao que já  se fez.

Pessoas com grande necessidade de realização estão sempre trabalhando para conquistar algo difícil,que dependa de seus próprios esforços e de suas próprias capacidades. Elas não ficam esperando pelas sorte e gostam muito da sensação de terem sido "CAPAZES" de realizar coisas que qualquer um não seriam capaz de fazer. Aqueles que têm alta necessidade de realização não são dominados por atitudes derrotista do tipo "EU NÃO TENHO SORTE MESMO", ou "NÃO POSSO FAZER NADA PARA MUDAR MINHA SITUAÇÃO".Acreditam que são responsáveis pelo próprio sucesso e que podem assumir o controle de situações,para melhorar suas vidas e as de seus  colaboradores. São pessoas independentes, que gostam de autonomia, o que quer dizer que preferem assumir os riscos de tomar as decisões a serem comandadas por outras pessoas.
 No fim da década de 70, já eram conhecidas, então, as característica gerais dos empreendedores,relacionadas à sua alta necessidade de realizações.Mas era preciso saber mais,realizando-se mais estudos, em diferentes partes do mundo,com empresários bem sucedidos em diferente contextos sócio-econômicos.
 Então,uma grande pesquisa patrocinada pela USAID, realizada nos anos de 82 e 83,resultou na identificação de três conjuntos de competências pessoais típicas de indivíduos empreendedores. 
Veja a seguir o comportamento dos empreendedores, condutas que compõem esse três conjuntos.

CONDUTAS TÍPICAS DO EMPREENDEDOR:
(PESQUISA DA USAID)

Conjuntos de realizações

-Coragem para correr riscos
-Percepção e aproveitamento de oportunidades
-Autoconfiança
-Preocupação com eficiência e qualidade crescente
-Alto compromisso com seus objetivos e sua visão
-Iniciativa(atuar antes de ser pressionado por condições externas)
-Persistência
-Busca de controle das situações(prazer em assumir responsabilidade pessoal)





Conjuntos de planejamento e resolução de problemas

-Definição claras de objetivos e metas
-Avaliação de risco
-Delimitação de riscos modernos e calculados
-Planejamento e controle das ações/resultados
-Buscas ativa de informação
-Busca e o aproveitamento de recursos
-Busca de novas soluções para problemas


Conjunto de influência

(RELAÇÃO  COM AS PESSOAS)
-Assertividade(Comunicação direta)
-Resistência diante de oposição
-Persuasão
-Formação de rede de apoio
-Promoção de relação de confiança
-Controle do trabalho dos colaboradores


Como os empreendedores agem


Uma das qualidade mais importante no comportamento dos empreendodores e torne-se empresários de muito sucesso, é a sua  capacidade de perceber oportunidades de negócios, que a maioria não percebe. A percepção da oportunidade leva a uma idéias de empreendimento e realiza esse empreendimento torne-se um grande desafio.


Empreendedores tem grande capacidade de perceber oportunidades de negócios 

A partir do momento que a idéias surge, os empreendedores começam a "SONHA DE OLHOS ABERTOS" e vão trabalhando mentalmente para "LAPIDAR" essa ideias,como se ela fosse um diamante bruto. Consideram as muitas maneiras de agir para realizar o empreendimento e,principalmente, as barreiras que poderão encontrar as formas de supera-las. Então, eles buscam prever problemas e já se preparam para superá-los. Quem não enxerga os possíveis problemas para um empreendimento e nem imagina como algo poderia sair errado não é empreendedor.
Os empreendedores geralmente definem objetivos a longo prazo.Também definem com clareza as metas de curto prazo que são necessárias para reunir as condições de seus projetos de longo prazo.
São pessoas muito dedicadas ao sucesso de seus empreendimento e à realização de seus objetivo a longo prazo. Essa educação ajuda a vencer os tempos difíceis e a não desistir diante dos obstáculos.
Empresários empreendedores formulam visões de cinco e até de dez anos á frente, daquilo que o seu negócio se tornará.


Boa Leitura!

Tecnologia do Blogger.