Banner Topo

Questionamento é base da inteligência emocional e espiritual







Psicólogos, Filósofos e teólogos identificaram competência do homem para refletir sobre a existência para dar sentido à vida pessoal e profissional. 




  

Durante muito tempo, o mundo viveu uma verdadeira obsessão por teste para medir o quociente de inteligência(QI), baseados na compreensão e manipulação de símbolos matemáticos e linguísticos. Nos anos 90, descobriu-se no entanto, que QI elevado não era sinônimo de sucesso. Para se dar bem na vida, era preciso ter também inteligência emocional (QE), ou seja, ter autoconhecimento, auto disciplina, persistência e empatia. 




Agora, o que psicólogos, filósofos estão dizendo é que QI e QE podem trazer crescimento profissional e financeiro, mas para ter paz interior e alegria, o ser humano precisa ter também inteligência espiritual. Precisa ter capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com os problemas existenciais que surgem em momentos de fracasso, de rompimento e de dor.



"Do contrário, por que tantas pessoas inteligentes e sensíveis ás necessidades dos outros sentem um vazio em suas vidas?", pergunta a psicologia e filosofa americana DANAH ZOHAR, autora do livro "INTELIGENCIA ESPERITUAL", lançado no ano de 2000 em vários países, inclusive no Brasil.



Formada na Universidade de HARVARD e no MIT (MASSACHUSTTS INSTITUTO OF TECHNOLOGY), Zohar descobriu a importância da inteligência espiritual durante seu trabalho como consultora e professora da universidade de OXFORD, no Reino Unido, e como consultora de Liderança estratégica para grandes empresas como SHEL, PHILIP, MORRIS E VOLVO." Eu estava falando com um grupo de executivos bem sucedidos, e um deles, com cerca de 30 anos, disse que tinha um alto salário, uma família legal, mas sentia um buraco no estômago. E todos os outros fizeram um gesto com a cabeça. Concordando com ele", contou ZOHAR. 




O consultor de relações humanas e comunicação João Alberto Lanhez, que desde 1999 já deu cursos sobre inteligência espiritual para funcionários de cerca de 20 empresas brasileiras, diz que o materialismo e o egocentrismo do mundo moderno provocam uma grande crise existencial. As pessoas passam a buscar felicidade em bens materiais e não conseguem mais encontrar um sentido para sua vida "ELAS ESTÃO CAMINHANDO EM BUSCA DO NADA" comenta: 




É em situações como essa que que a inteligência espiritual, segundo os especialista, tem um papel importante. “Elas nos permite encontrar um senso de propósito e direção" garante o rabino Nilton Bonder, que acaba de lançar o livro "FRONTEIRAS DA INTELIGÊNCIA, a SABEDORIA DA ESPIRITUALIDADE" O rabino ressalta, no entanto, que inteligência espiritual não tem nada a ver com religiosidade. Muitas pessoas religiosa, segundo ele, têm uma sabedoria espiritual baixíssima porque buscam na religião apenas certeza e da "salvação", não percebem a importância da dúvida e do questionamento. Bonder diz que a religião é apenas um das linguagens que podem ser usadas para o desenvolvimento da espiritualidade. 



Em seu livro o rabino usa textos de várias religiões acidental e oriental para ajudar a despertar a reflexão ou, como diz ele, para ajudar a fazer "CAIR A FICHA". 



A espiritual, também chamada de QS (do Inglês "SPIRITUAL QUOCIENT"), é a inteligência que eleva o ser humano, segundo ZOHAR, a criar situações novas, a perceber, por exemplo, a necessidade de mudar de rumo, de investir mais num projeto ou de dedicar mais tempo a família. Enquanto o QI resolve primordialmente problemas de lógicas e o QE nos ajuda a avaliar as situações e a reagir a elas de forma adequadas, levando em conta os próprios sentimentos e os dos outros. QS nos leva a indagar, de início, se queremos estar nessa situação, se o nosso trabalho, por exemplo, está nos dando a satisfação de que necessitamos ou se essa é a vida que queremos levar." Nós usamos a inteligência espiritual quando nos sentimos num impasse, quando enfrentamos as armadilhas do velho hábitos ou quando temos problemas com doenças ou sofrimentos. O QS nos mostra que temos problemas existenciais e nos aponta os meios de resolvê-los, explica ZOHAR. 





Provas CIENTÍFICAS embora a expressão inteligência espiritual só tenha surgido na virada do século, a necessidade humana de encontrar um sentido mais amplo para vida acompanha o homem desde o seu surgimento, afirma ZOHAR. A novidade, agora, é que algumas científicos americanos estão afirmando que já existe evidencia de que o cérebro humano foi programado biologicamente para fazer perguntas como: "Quem sou? Por quer nasci? "O que torna a vida digna de ser vivida" 





No início dos anos 90 até hoje, os neuropsicológica americano MICHAEL PERSINGER e, mais recentemente, o neurologista VILAYANU RAMACHANDRA, da Universidade da Califórnia, identificaram no cérebro humano um ponto de chamado de "PONTO DE DEUS" ou "MÓDULO DE DEUS", que aciona a necessidade humana de buscar um sentido para vida. 





Esse centro espiritual localiza-se entre conexões neurais nos lobos temporais do cérebro. Escaneamentos realizados com topografia de emissão pósitrons (Anti- partícula do elétron) mostram que essas áreas se iluminam todas as vezes que os possíveis pacientes discutem temas espirituais ou religiosos.




Essas atividade do lobo temporal tem sido ligada há anos às visões mística de epilépticos e de usuários do alucinógeno LSD. Mas a pesquisa de RAMACHANDRAN mostrou, pela primeira vez, que o centro espiritual também está ativo nas demais pessoas. "O ponto DEUS" mostra que o cérebro evoluiu para fazer perguntas existenciais para buscar sentidos e valores mais amplos, diz ZOHAR.




O médico terapeuta JOSÉ ÂNGELO GAIARÇA não integra o grupo de estudiosos da inteligência espiritual, mas reconhece a importância de o ser humano ter um propósito maior na vida." Isso não é novidade, é uma ideia muito antiga", comenta: 




Gaiarça acha, no entanto, que o questionamento existencial por si só não basta para acabar com o vazio da vida moderna. O importante, segundo ele, é as pessoas começarem a perceber que não estão sozinhas no mundo, que fazem parte de um todo e que estão ligadas a tudo que as cerca. Ter espirito de cooperação é, na opinião dele, forma mais elevada de inteligência espiritual.




Os tipos de inteligência



  • Abstrata: Capacidade de entender e manipular símbolos matemáticos, verbais e sonoros.


  • Lógicos: Matemática - habilidade para o raciocínio dedutivos e para solucionar problemas matemáticos.


  • Linguística: Habilidade para lidar criatividade com as palavras e de se expressar de maneira objetiva


  • Musical: Capacidade de entender a linguagem sonara e de expressar por meio dela.


  • Concretas: Capacidade de entender e manipular objetos.


  • Pictórica - Espacial: Capacidade de reproduzir, pelo desenho, situações reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmônica, de situar-se orientar e de projetar formas que estejam de acordo com o espaço físico.


  • Cinético - Corporal: Capacidade de utilizar o próprios corpo para expressar ideias e sentimentos e facilidade de usar as mãos para transformar objetos. Incluir habilidades como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade, percepção de medidas e volumes.



  • Social: Capacidade de compreender os outros e de se relacionar com eles:


  • Interpessoal: Capacidade de compreender as pessoas e de interagir bem com os outros, o que significa ter sensibilidade para o sentido de expressão facial, voz, gestos e postura e habilidade para responder de forma adequada às situações interpessoais.



  • Intrapessoal: Capacidade de conhecer- se e de estar bem contigo mesmo, de administrar os próprios sentimentos a favor de seus planos e objetos. Incluir autodisciplina, a alta compreensão e a auto- estima.



  • Emocional:  Capacidade de suporta as inúmeras adversidades sem perder o foco e a objetividade e o humor. Nova categoria da inteligência social que inclui que as inteligências, interpessoal e intrapessoal. Envolve a capacidade de interagir com o mundo levando em conta os sentimentos e a habilidade de compreender as próprias emoções e as dos outros e levá-las em conta nas decisões pessoais e profissionais.



  • Espiritual: Capacidade de definir os sentidos da vida e para que rumo tomar nas decisões, sabe bem o certo para a onde vai e como chegar.


Está ligada à necessidade do ser humano de encontrar um sentido na vida. É a capacidade de aplicar, nas ações do cotidiano, princípios e valores espirituais com o objetivo de encontrar a paz e a tranquilidade ao todo.




Fonte: Marcia Detoni - DA REPORTAGEM LOCAL



Boa Leitura!




CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...
Share

Nenhum comentário:

Agradeço a sua participação! Compartilhe nossos artigos com os amigos, nas redes sociais. Parabéns

Tecnologia do Blogger.